Síndicos, para 2021: uma gestão disruptiva

No início do ano que estamos encerrando seria inimaginável prever algo parecido com o que estamos passando. Algo que, provavelmente, se estenderá em 2021, se não integralmente, pelo menos parcialmente. Contudo, o que nos reserva o futuro no aspecto administrativo desta vez é o conhecimento e as possibilidades de preparo e planejamento com diversas opções de escolha para o cenário futuro.

Se por um lado, inicialmente houve uma mobilização solidária de compreensão e colaboração para suprir o imprevisto e o desconhecido, por outro, considera-se esgotado o prazo de eventual incapacidade de tomar atitudes concretas para que os condomínios tenham uma gestão que lhes assegure as três premissas básicas previstas no Código Civil: Segurança, Sossego e Salubridade.

Agora, é imperioso que gestores condominiais assumam o “leme do barco” e considerem o ano de 2020 não como um período perdido, mas como um tempo de lição especial acerca da necessidade de se rever ações e projeções não só para enfrentar um novo ano com dificuldades, como também considerar as experiências que trouxeram mudanças permanentes para o segmento condominial. Uma certeza fica: no âmbito profissional, o que nos trouxe até aqui não é o que nos moverá para o futuro! Entra, assim, de maneira ainda mais intensa, o conceito de gestão disruptiva no universo condominial.

Explica-se: na administração condominial, Gestão disruptiva traduz-se em iniciar um novo período com o cuidado de considerar o estado presente dos bens e serviços, bem como avaliar o estado atual e as reais necessidades. Isso, além de considerar redução de custos e algumas vezes sua ampliação para a preservação do bem e seu valor patrimonial.

É preciso saber que não será sem cicatrizes que iniciaremos esse novo tempo. Nesse cenário, é imprescindível mensurar índices divulgados que nos desnorteiam, e não ignorar que a ocupação e a movimentação ocorrida dos moradores em condomínios, além de prestadores de serviços e entregadores, levou quase à exaustão boa parte dos equipamentos e bens comuns como elevadores, bombas d’água, motores e automações diversas.

A participação de todos nesse processo é essencial. A clareza dos dados a serem transmitidos é o ponto divisório do êxito na gestão. Desmobilizar o que foi emergencial e apresentar claramente onde houve um equívoco ou desconhecimento. Um plano concreto do que terá que ser corrigido e readequado é papel do gestor. Opiniões ou palavras de consolo não terão peso nas decisões do planejamento que se faz necessário. As ações devem ser embasadas em dados e propostas concretas com prazos.

A pandemia mostrou com muita clareza a necessidade de coordenação e gerenciamento das atividades da vida condominial considerando o triplo alicerce da governança:

1.Legal; 2. Financeiro; e 3. Administrativo

Cada um desses pilares têm mesmo peso e importância.

Por isso, é inadiável enfrentar o que se oferece com o que se tem no momento, sem equívocos ou falta de transparência. Isso é disruptura. Se depende de um novo “mind set” (programação mental) que o mentalizemos agora. Com responsabilidade para não termos remorso no futuro.

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Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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