Quais são os canais para reclamar do síndico?

O síndico tem inúmeras atividades e responsabilidades. E nenhuma delas pode ser ignorada, esquecida ou não efetuada de forma adequada e ética.

Quando isso acontece, surgem muitas questões pertinentes como: Onde reclamar do síndico? Como denunciar o síndico? Onde denunciar o síndico? Hoje vamos esclarecer tudo isso.
O cargo de síndico é muito importante e não é qualquer pessoa que pode exercê-lo. Afinal, é ele o responsável direto por praticamente tudo o que acontece no condomínio.
Para tanto é necessário que ele tenha conhecimentos básicos sobre os mais variados temas, como contabilidade – incluindo finanças e fluxo de caixa -, legislações, relações trabalhistas e terceirização. Ele precisa, ainda, ter facilidade para lidar com pessoas e resolver conflitos.
E ainda conta ter noções de eletricidade, hidráulica e alvenaria. Ufa! Não é fácil… Mas todos esses e outros atributos, quando bem desempenhados, fazem de sua gestão um exemplo para todos os condôminos e funcionários.

Como denunciar o síndico?

Primeiramente, antes de denunciar o síndico, é preciso se certificar que o assunto que pretende abordar seja realmente caso de reclamação. Uma vez feita essa constatação, o próximo passo é anotar a ocorrência no livro próprio, para que o assunto fique registrado.

Se essa ação não surtir efeito, o reclamante deverá registrar visualmente o ocorrido, como tirar fotos por exemplo, se for o caso. Se isso não for possível, por exemplo, porque não houve danos materiais, será necessário arrolar testemunhas. Depois disso, o ideal é consultar o conselho, para se certificar que a reclamação procede à luz do Regulamento Interno do Condomínio.

Quais os canais existentes para reclamar do síndico?

Uma reclamação é sempre mais simples que uma denúncia. Como citado acima, a reclamação é algo inicial, perfeitamente possível de se corrigir por meio de uma conversa franca ou com tentativas de conciliação e entendimento dentro da esfera das próprias determinações que regem o condomínio.

Já uma denúncia é algo que envolve assuntos mais sérios ou mesmo sobre medidas que deveriam ter sidos tomadas regularmente e não foram. Por exemplo, um vazamento, seja ele de algum vizinho ou mesmo da rede geral do condomínio, que surgiu por falta das devidas avaliações e manutenções periódicas.

Se após a devida prova e a reclamação sobre o síndico não resultar em providências, cabe fazer uma notificação via cartório com AR (Aviso de Recebimento) à administradora e ao conselho, concedendo um prazo de 15 dias corridos para a solução do problema.

Se, mesmo assim, correr o prazo e nada for feito, ainda usando o exemplo do vazamento, o reclamante poderá providenciar três orçamentos para resolver o problema. E encaminhá-los ao conselho e à administradora, juntamente com uma nova notificação, providenciando para que sejam determinados o responsável pelo dano, a execução do serviço com prestador com o menor orçamento e a cobrança judicial do responsável.

Onde denunciar o síndico?

Geralmente, se o síndico não for um profissional, o mesmo deverá ser considerado como um morador normal e, como tal, deverá ser responsabilizado pelo dano causado a algum outro condômino.

Agora, quando se trata de algo mais grave, como desvio de dinheiro com provas, por exemplo, é preciso destituir o síndico e eleger outro em uma assembleia geral extraordinária (AGE). Esta pode ser convocada por um quarto dos condôminos de acordo com o artigo 25, da Lei 4.591/64.

Comprovado que houve desvio do dinheiro por meio de documentos, a fraude trata-se de um crime de apropriação indébita. O novo síndico deve notificar o anterior provando que houve desvio do dinheiro e pedindo reposição em prazo determinado. O denunciado deve ser informado que poderá ser responsabilizado civil e criminalmente.

Se mesmo assim, o condomínio não for ressarcido, o síndico atual deve procurar a polícia e fazer um Boletim de Ocorrência (BO). Depois, ele deve solicitar a abertura de um inquérito policial para apurar a questão. No final do inquérito, o denunciado pode ser indiciado pelo Ministério Público à Justiça. E então entra-se com uma ação civil para que ele reponha o dinheiro desviado.

Percebeu como é importante a eleição de um síndico sério e competente? Quanto maior sua capacitação, menores são as chances de reclamações e denúncias. Conheça mais sobre condomínios e síndicos acompanhando nossos artigos.

 

Este post é um oferecimento da equipe da Fibersals Impermeabilização.
Para mais informações sobre síndicos e outros assuntos condominiais veja nossos outros artigos!

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Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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