Portarias em pânico

As confusões geradas em condomínios pelo aumento de recebimento de mercadorias na pandemia

A pandemia anabolizou entregas delivery em condomínios e esse hábito veio para ficar, mesmo com o arrefecimento da doença que quase paralisou o mundo. De uma hora para outra, o volume de recebíveis nas portarias aumentou consideravelmente, mas a estrutura dos prédios continuou a mesma.

O resultado, é que em alguns condomínios a bagunça com mercadorias recebidas está gerando muita dor de cabeça para porteiros e moradores.

Quando identifiquei essa nova problemática em condomínios, resolvi realizar pesquisa que perdurou por seis meses. Esse diagnóstico é importante para o setor e passarei a mostrar o resultado na prática do dia a dia de edifícios em relação ao acúmulo de encomendas recebidas diariamente:

-geralmente, as guaritas são de tamanho reduzido, e por falta de local específico para guarda de recebíveis, o ambiente de trabalho dos porteiros acabou virando guarda volumes. Como não existem prateleiras, as mercadorias são amontoadas no chão.

-as portas das guaritas passaram a ser abertas inúmeras vezes ao dia, pois porteiros precisam receber as mercadorias na ausência dos moradores. Isso provoca sensível diminuição da segurança dos prédios. Para evitar o famigerado arrastão, o ideal é que as portas das guaritas permaneçam fechadas o maior tempo possível.

-muita reclamação em relação a sumiço ou dano de mercadorias.

-encontrei, ainda, extravio de mercadorias que foram entregues de forma equivocada a morador.

-alguns condomínios, para evitar que o porteiro saia da guarita, colocaram banqueta no interior da clausura de pedestres para apoiar mercadorias entregues. Com isso, o local de passagem de pedestres acaba compartilhando espaço com produtos encomendados pelos moradores, gerando, assim, ambiente favorável a furtos e extravio, sem contar o aspecto visual da entrada do condomínio, nada agradável.

-outro detalhe apontado em nosso trabalho de pesquisa, foi que o porteiro dedica bom tempo de seu trabalho ao recebimento de mercadorias e à devida guarda dos mesmos. Mas o serviço não para por aí. Ainda cabe ao colaborador avisar os moradores sobre a chegada das encomendas. Por último, promover a entrega do recebível mediante assinatura de protocolo, isso por questões de segurança.

A conclusão, é que os moradores gostaram da facilidade de comprar pela internet, mas não estão o tempo todo no condomínio para retirar a encomenda na portaria.

Ficou fartamente evidenciado, que o trabalho das portarias aumentou sobejamente, mas muitos condomínios não se adaptaram à nova realidade; as condições de serviço continuam as mesmas. Com essa matemática, era previsível que problemas iriam acontecer.

Em outro artigo vou mostrar as estratégias que síndicos devem implementar no condomínio para atender a nova demanda de recebíveis de forma ágil, segura e sem burocracia.

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Portarias em pânico

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora