Os tipos de moradores e como a gestão deve se comunicar com cada um deles

Reuniões em condomínios costumam gerar debates acalorados, discussões e até brigas; quando o assunto é segurança, o clima esquenta ainda mais.

Mas por que isso acontece?

Porque, normalmente, prevalece o interesse pessoal. Cada um tem suas prioridades e as defende com absoluta veemência, abandonando, para tanto, os objetivos que favoreceriam o coletivo.

Já apresentei projetos de segurança para algumas centenas de condomínios verticais e horizontais. Com o tempo, fui percebendo que as perguntas ao final são sempre as mesmas. Por isso, forneço respostas que esclarecem dúvidas e minimizam problemas, buscando sempre gerar harmonia, clareza e o sentimento de necessidade de investimentos na área de segurança.

Com o intuito de ajudar síndicos na condução de assembleias, cataloguei categorias de moradores e passo a explicitar como pensam e o que desejam:

-Morador do Contra: é aquele que fez parte da administração anterior e saiu do cargo com muitas críticas e dúvidas em relação a sua gestão. Assim, coloca-se contrário a qualquer mudança e defende com unhas e dentes o trabalho que realizou. Sempre apresenta obstáculos e resistência a qualquer ideia para melhorar o nível de segurança. Usa de todas as armas, desde apelos emocionados, levantando tom de voz, até argumentos equivocados e antiéticos. Dificilmente dará o braço a torcer; portanto, não adianta insistir em debater com ele. A melhor estratégia é isolá-lo.

-Morador Comodidade: luta contra qualquer implementação na segurança, principalmente no tocante a triagem mais rigorosa no acesso de pessoas, veículos e mercadorias. É extremamente individualista e por isso defende seus interesses e não os desejos e necessidades da coletividade. Seus argumentos contra medidas de segurança são rasos, inventivos e sem embasamento técnico.

-Morador Sabe Tudo ou Palpiteiro: é aquele que “acha” mas não tem certeza de nada do que argumenta. Geralmente, é desinteressado pelo dia a dia da administração do condomínio, mas aparece nas reuniões e adora palpitar, embora sem nenhum aprofundamento ou conhecimento técnico. Comenta e valoriza estratégias de segurança de outros prédios, mas não traz subsídio algum para engrandecer a discussão. Pouco conhece do trabalho realizado no local onde reside.

-Morador Sem Noção: faz colocações sem pé nem cabeça e foge do tema debatido. Quem estiver presidindo a reunião deve ter habilidade para não entrar nesse tipo de debate que tira a concentração em relação ao assunto explanado. Pergunta fora do tema em debate não deve ser levada adiante.

-Morador Inimigo: planta discórdia e mentiras no dia a dia do condomínio; alguns chegam até a fazer denúncias na prefeitura sobre supostas irregularidades da administração vigente, mas sem embasamento legal ou provas que sustentem suas argumentações. Luta contra a administração sem nenhum motivo aparente. Geralmente, acaba sendo isolado pela maioria.

-Morador Desinteressado: raramente comparece às reuniões condominiais; seu mundo se restringe a área de sua unidade.

-Morador Reclamão: nunca está satisfeito e tem hábito de reclamar por reclamar. Costuma não valorizar as melhorias implementadas. Sua lupa está voltada para defeitos e problemas que ele enxerga, mas que, necessariamente, não existem na prática.

-Morador Invisível: entra mudo na assembleia e sai calado, mas presta atenção em tudo e, geralmente, vota a favor das sugestões propostas pela administração.

-Morador Parceiro: valoriza o trabalho realizado pela administração e apoia as sugestões de melhorias, inclusive procura convencer os indecisos.

-Morador Indeciso: costuma ficar encima do muro e seu voto é decidido na última hora. Costumeiramente, dá apoio à administração.

-Morador Super Interessado: não deseja assumir as responsabilidades do cargo de síndico, mas se coloca à disposição da administração para ajudar no que puder com seu conhecimento. Normalmente, faz parte de comissão sobre assunto que possui algum domínio.

É de suma importância que a administração do condomínio entenda toda essa dinâmica para traçar estratégias que levem a aprovação de melhorias necessárias para a segurança. Aconselho que o síndico evite trabalhar sozinho ou que seja muito centralizador. O ideal é repartir responsabilidades com moradores que estejam alinhados com seus propósitos. Para tanto, indico que seja formada comissão de segurança composta de no máximo 2 a 5 moradores, conforme o tamanho do empreendimento. O ideal, é que essas pessoas tenham alguma afinidade com o tema e também queiram promover mudanças para minimização de riscos frente a violência urbana. Cada componente desse grupo de moradores ficará responsável por um determinado levantamento ou pesquisa.

Para que o trabalho tenha objetividade e o tema segurança seja tratado com profissionalismo e não com achismos, o ideal é a contratação de consultor de segurança para elaboração de projeto, de acordo com as necessidades e condições financeiras do contratante.

Um Plano de Segurança apresentado por profissional isento às questões do local a ser protegido e também não atrelado a empresas que vendem serviços ou equipamentos, é fundamental para a localização e identificação de todas as vulnerabilidades e encontro das melhores soluções de segurança para o condomínio. Essa providência vai estabelecer um norte para o administrador e aumentar sobremaneira as chances de aprovação das medidas recomendadas em Assembleia.

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Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora