Divertidos e seguros: conheça as tendências em playgrounds

Interna Selo

Por Danilo Vivan

Nestes tempos em que as crianças têm contato com a tecnologia desde cedo e, em geral, são pouco estimuladas a praticar atividades ao ar livre, os playgrounds podem representar uma boa oportunidade para os pequenos deixarem um pouco de lado os games e tablets e desenvolverem habilidades motoras e de convivência.

Os mais modernos são, ao mesmo tempo, lúdicos (interessante para as crianças), seguros (maior preocupação dos pais) e integrados às características arquitetônicas do empreendimento, criando verdadeiros espaços de convivência entre os moradores. “O playground deve servir como ferramenta para ajudar no desenvolvimento da criança. Mas tem de ser, antes de tudo, divertido, já que, hoje em dia os brinquedos disputam a atenção com dispositivos eletrônicos”, avalia Raul Cruz Lima, responsável pela área de Marketing da LAO Engenharia, empresa que desenvolve projetos para as principais incorporadoras.

Entre as principais tendências, estão as chamadas cúpulas geodésicas (em corda e alumínio), redes (de diversos tamanhos), e pontes suspensas – todos capazes de estimular o desenvolvimento habilidades motoras e de equilíbrio. Nessa mesma linha estão as casas suspensas, aparelhos multifunção ideais para espaços que comportam um único brinquedo, por reunirem outros recursos, como as redes, escadas e escorregador. Um exemplo é o modelo Casa do Tarzan, fabricado pela LAO.

Dynamo_criancas

Para as crianças menores, de até quatro anos, a recomendação são brinquedos mais simples, como os animais estilizados em eucalipto tratado que, além de estimularem habilidades cognitivas (como as de aprender nomes de animais), são projetados em forma de banco capaz de suportar o peso de um adulto, podendo ser usados pelos pais enquanto acompanham as brincadeiras dos pequerruchos.

Clássicos como a gangorra e o balanço ainda fazem sucesso, mas observando aspectos de segurança que poderiam passar despercebidos 20 ou 30 anos atrás. Cruz Lima destaca, por fim, que, cada vez mais, há uma demanda por brinquedos adaptados para crianças com deficiência. “Trata-se de uma cultura de inclusão, que vem ganhando espaço também nos playgrounds.”

BALANÇO FRENTE A FRENTE_AACD_FOT_criancas

Entre os temas que ilustram os playgrounds modernos as incorporadoras costumam optar por aqueles ligados à natureza e a aventuras – caso do barco pirata, que também possui diversos itens como redes e escadas. Personagens de desenhos animados, mesmo os mais populares, costumam ser evitados por um motivo simples. “O prazo entre o lançamento de um empreendimento e a entrega é de três anos. Nesse ínterim, muitos desses heróis podem sair de moda”, justifica a arquiteta Penélope Bernardo, responsável da incorporadora Trisul. Na You, Inc, a política é parecida: “Evitamos adotar personagens específicos; preferimos utilizar temas como floresta, teatro ou fazenda para criar uma referência ao espaço”, afirma a arquiteta Paula Blankenstein.

O Sonho do Primeiro Imóvel preparou algumas dicas para você modernizar o playground de seu prédio com segurança e facilitando a convivência dos pais-moradores.

BARCO GAIANA (17)_RESTAURANTE GAIANA_FOT01_criancas

Renovando o playground com segurança

Para os síndicos que desejam renovar os playgrounds, uma dica é observar aspectos como prazo de validade dos brinquedos, períodos de manutenção e troca de peças, peso máximo suportado e idade mínima para o uso de cada brinquedo. Os fabricantes devem fornecer todas essas informações que, se possível, devem constar impressas em local visível, para facilitar a vida dos pais e responsáveis. “É importante buscar informar-se sobre todos esses detalhes antes de fechar o negócio”, explica Raul, da LAO. A empresa participou das discussões para a elaboração da Norma NBR 16071, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece parâmetros para a segurança em playgrounds e que vão desde tipos específicos de matérias-primas (espécies de madeira, tipos de plásticos e de aços, etc), níveis de toxicidades desses materiais e equipamentos de proteção obrigatórios que em cada brinquedo.

Outra questão a ser observada é a da segurança do entorno da área em que serão instalados os brinquedos, conforme lembra Paula, da You,Inc. Ela inclui aspectos como a instalação de pisos antiderrapantes e emborrachados (para atenuar as inevitáveis quedas). Também é fundamental evitar quinas, peças pontiagudas e até mesmo plantas venenosas em jardins próximos ao playground. “No projeto e execução é sempre avaliada a questão da segurança na marcenaria e mobiliário, evitando cantos vivos ou algum material que possa oferecer algum risco”, complementa Daniel Chaud, responsável pela área de engenharia da incorporadora MDL.

Por fim, para garantir que o espaço seja mais funcional, vale observar outros dois aspectos na hora de renovar o playground: (a) é importante que fique próximo da brinquedoteca, o que facilitará a vida dos pais que têm mais de um filho; (b) os playgrounds devem ser interessantes não só para as crianças, mas também para os adultos. Isso pode ser feito com a colocação de bancos e algum espaço para que os pais possam conversar entre si enquanto observam seus filhos. Afinal, trata-se, também de um espaço de convivência dos moradores.

Fique atento

  • Os brinquedos, mesmo os mais resistentes, têm prazo de validade. Informe-se sobre eles com o fabricante.
  • Atenção com os períodos de manutenção dos aparelhos. O fabricante deve orientar em relação a esses prazos e sobre planos de manutenção.
  • O zelador, o sindico e os moradores podem colaborar para garantir a segurança nos brinquedos, verificando, a existência de parafusos com folga, lascas na madeira e outros e comunicando imediatamente ao fornecedor.
  • O piso do playground deve ser revestido com material antiderrapante e capaz de absorver choques (borracha).
  • Evite plantas venenosas e com espinhos nas áreas próximas dos playgound.
Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Divertidos e seguros: conheça as tendências em playgrounds

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora