Assembleia geral de instalação

Saiba como deve ser a primeira assembleia do condomínio

A assembleia geral de instalação (AGI) é uma assembleia que só ocorre uma vez na grande maioria dos condomínios: é quando os condomínios podem finalmente ser ocupados – o que acontece, geralmente, após uma vistoria do Corpo de Bombeiros e com a expedição do Habite-se.

É importante também que as áreas comuns estejam em condições de serem habitadas – não são apenas as unidades que devem estar em condições de ocupação.

“A portaria, a garagem, as passagens devem estar em condições de serem usadas, permitindo a entrada e saída dos moradores”, aponta o advogado especializado em condomínios Alexandre Marques.

O que deve ser debatido?

Geralmente, não são muitos os temas a serem discutidos em uma assembleia de instalação: a instalação do condomínio, a eleição de síndico, subsíndico se a convenção pedir, conselho fiscal, a apresentação da administradora e a aprovação de uma previsão orçamentária para o próximo período.

“Não costumo colocar outros itens na pauta. Apesar de não serem muitos assuntos a serem discutidos, é importante que se decida com calma e transparência acerca dos mesmos”, ensina Gabriel Karpat, diretor da administradora GK.

É importante também ressaltar que só depois dessa assembleia é feita a tão esperada “entrega das chaves” e o condomínio pode ser ocupado.

Também vale dizer que é a partir desse ponto que a taxa condominial pode ser cobrada dos proprietários.

Momento complexo

É justamente nesse ponto que reside a complexidade da assembleia geral de instalação.

“Muitas vezes em assembleias do tipo precisamos lidar com condôminos que estão ansiosos para mudar, com a entrega atrasada das unidades. Não é difícil escolher o síndico ou aprovar a previsão. O complexo é que muitas vezes os condôminos entendem que esse é o momento de tirar todas as suas dúvidas e registrar suas queixas contra a administradora”, explica Vania Dalmaso, gerente geral de condomínios da administradora ItaBR.

Há também empresas que desejam implementar o condomínio sem estar com a documentação em ordem, o que pode gerar muitos problemas – já que o interessante para a construtora é que os condôminos passem a arcar com as despesas do dia a dia do local, até então custeadas por ela.

Previsão orçamentária

Um dos pontos mais esperados na AGI é a decisão da previsão orçamentária para o próximo período.

É importante salientar que os custos do empreendimento devem ser estudados de acordo com a sua situação e com as suas particularidades.

“Não dá para fazer uma projeção baseada em outros empreendimentos. É importante que seja algo realmente pensado no projeto daquele condomínio”, explica Gabriel Karpat.

Outra recomendação é que a previsão orçamentária seja elaborada pensada na ocupação do empreendimento.

“Uma previsão escalonada acompanha melhor os gastos dos primeiros meses do condomínio, que podem variar bastante de um mês para outro, já que muitas unidades podem estar em obras, mas poucas efetivamente sendo usadas como moradia”, explica Gabriel.

A dica é marcar outra assembleia dali a três meses, para novamente debater os custos correntes – que já terão outro perfil.

Também é importante ressaltar a sobre contratos de manutenção durante esse período. “Com o condomínio recém entregue, é importante checar quais itens estão na garantia – e seguir o que está no manual do proprietário, de forma a assegurar a manutenção correta dos aparelhos e a evitar que se perca a garantia da construtora”, explica.

Muitas vezes, a aprovação do valor da cota condominial pode ser problemática, uma vez que os condôminos não dimensionaram corretamente o que seria necessário para manter o empreendimento funcionando de forma adequada – e pode gerar agitação na assembleia.

“Uma forma de minimizar essa situação é primeiro eleger o síndico e a equipe diretiva. Dessa forma, quando forem discutidos os valores, já é possível saber quem serão os responsáveis por fazer essa interlocução entre a administradora e os condôminos.

Cota condominial e construtora

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o valor da cota condominial já que, algumas vezes, as construtoras querem se isentar se pagar o mesmo valor que os outros condôminos.

“Isso é ilegal. As unidades, sejam da construtora ou não, devem pagar a cota de acordo com o que está expresso na convenção, seja por fração ideal ou por unidade”, explica Alexandre Marques.

Depois da assembleia

Com a ata da assembleia em mãos assinada pelo presidente e pelo secretário da assembleia é que o condomínio fica oficialmente instituído e pode entrar com pedido de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Apesar de não ser uma empresa, é só com o CNPJ em mãos que o condomínio poderá contratar pessoal e serviços para si. Até então, os serviços executados no local eram pagos pela construtora ou incorporadora.

ASSEMBLEIA GERAL DE INSTALAÇÃO DO CONDOMÍNIO

Construtora pode ser a síndica?

Já houve casos levados à Justiça em que a construtora impunha aos condôminos, via convenção, que a empresa atuaria como síndica do empreendimento nos primeiros cinco anos depois da instalação do condomínio.

Cinco anos é o prazo necessário para entrar com uma ação contra vícios aparentes na construção do condomínio. Quem representa a coletividade nesse tipo de ação do condomínio é o síndico.

“Eu não recomendo às administradoras que tenham esse tipo de conduta. É uma cláusula abusiva e mesmo que ainda seja usada por algumas empresas do ramo, consegue ser facilmente derrubada com uma ação judicial”, argumenta Alexandre.

Recusa de instalação

Sabe-se que o momento da instalação do condomínio é bastante esperado pelos condôminos, uma vez que não é incomum que esse momento atrase alguns meses além do esperado.

Mas é possível também que a coletividade não aceite a instalação do empreendimento.

“O condomínio pode não ser instalado se não contar com o Habite-se, se não apresentar condições de ser ocupado ou se as chaves não forem entregues, mesmo com o pagamento em dia”, explica Vania Dal Maso.

Ela explica, porém, que na maioria dos casos, em que está tudo certo com a documentação e quando não há atraso na entrega das unidades, uma assembleia geral de instalação costuma durar cerca de 40 minutos.

“Quando não há problemas anteriores, geralmente costuma ser uma assembleia bastante objetiva”, argumenta.

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Assembleia geral de instalação

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora