Quando o porteiro falha por “culpa” do morador

 Um morador de edifício em seu Facebook, fez o seguinte relato de crime ocorrido em seu condomínio:

“Hoje tentaram entrar aqui no prédio fingindo ser funcionários de laboratório que vinham tirar sangue de uma moradora. Sabiam o nome e apartamento da tal moradora. Um carro com pessoas vestindo jalecos brancos e carregando cooler para armazenar o sague a ser coletado estacionou pouco à frente da guarita. A sorte é que o porteiro já havia recebido aviso da administradora que teria uma gangue agindo dessa forma nos prédios da região”.

Imagine um porteiro desavisado, desatento e sem treinamento, ter que enfrentar uma situação como essa! O risco é grande de abrir o portão e aí, consequentemente, ser rendido na guarita e o local sofrer o famigerado arrastão. Com a portaria dominada, fica fácil para os bandidos especializados nesse tipo de crime renderem moradores que estejam saindo ou chegando no local a pé ou com o carro.

Porteiros devem entender que a entrada de pessoas não cadastradas no prédio somente pode ocorrer com autorização expressa do morador. Outro ponto fundamental, é que a triagem de estranhos aconteça na calçada, ou seja, do lado de fora do condomínio. O lema é:

“Sem Autorização, Não Entra”.

Se fosse seguida, à risca, essa regra simples e básica, centenas de condomínios não teriam sido invadidos.

Por outro lado, não podemos esquecer que muitos porteiros sofrem ameaças, xingamentos e desaforos de moradores inconformados que sua visita permaneceu na calçada durante a triagem.

Tive acesso a um vídeo onde morador, após xingar o funcionário da guarita com palavras de baixo calão, partiu para a agressão física, pois sua filha, que não reside no local, não foi liberada a entrar no edifício na sua ausência. É bom salientar, que tal morador não deixou avisado que sua filha viria ao local pegar alguns objetos e que tinha chave reserva do apartamento.

A conclusão é que, após sofrer pressão de moradores visando descumprimento de normas de segurança interna, alguns porteiros passam a relaxar no serviço porque não encontram mais motivação em cumprir o passo a passo para a devida triagem.

A única solução para minimização desse sério problema que ocorre em grande parte dos edifícios residenciais passa por várias medidas proativas que o síndico deve tomar e que passo a expor:

-Estabelecer campanha de cunho prevencionista permanente, visando conscientizar condôminos a respeitar as regras para controle de acesso de pessoas, veículos e mercadorias

-Estimular porteiros a denunciarem à administração qualquer transgressão praticado por moradores, principalmente desrespeito as normas internas de segurança e eventuais ameaças ou agressões verbais e físicas;

-Punir exemplarmente, de acordo com o regimento interno, aqueles que insistirem em burlar as normas internas

-Casos graves devem ser levados á justiça e polícia quando necessários.

Uma coisa é certa, porteiros não podem trabalhar com medo ou receio de moradores destemperados, mal educados e agressivos.

Somente colocando em prática as orientações acima é que podemos gerar no prédio ambiente favorável para termos bom nível de segurança coletiva e minimização de riscos de invasão criminosa.

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Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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