O futuro das assembleias

Assembleias virtuais serão herança da pandemia?

O ano de 2020 com certeza guardará um significado histórico para o século XXI. Afinal, foi um período totalmente atípico e que apresentou mudanças que devem perdurar em diversos aspectos da nossa vida em sociedade. Com a vida em condomínio, com certeza, não será diferente.

E, com grandes mudanças na vida prática, as alterações no Direito também vão acontecendo, de forma a acompanhar o que acontece no nosso dia a dia.

Um dos grandes exemplos de como o Direito deve acompanhar a vida prática é justamente a questão das assembleias condominiais neste momento de pós pandemia.

A grande novidade sobre o tema foi a lei 14.010/2020, que permitiu, até 30/10, a realização das assembleias virtuais ou remotas, devido à pandemia.

Antes disso, já havia alguns casos em condomínios que usavam desse tipo de ferramenta, por analogia à lei que permite que associações decidam por meio de assembleias remotas os caminhos a serem tomados para si.

Mas e os condomínios? Com o término da vigência da lei vão continuar fazendo assembleias virtuais? Agora, com os casos de covid-19 aumentando em diversas cidades brasileiras, devemos voltar a fazer assembleias presenciais?

As perguntas são difíceis de se responder, e há muitas respostas que só o tempo deve trazer. Também deve-se deixar claro que nem todos os condomínios contam com a possibilidade de fazer uma assembleia virtual. Neste caso, a principal causa para tanto seria a convenção condominial vedar expressamente esse tipo de encontro.

“Temos condomínios que realmente proíbem esse tipo de assembleia. Nesse caso, o fundamental é primeiro alterar a convenção”, assinala Gabriel Karpat, diretor da administradora GK.

Esse seria o principal problema, hoje, para quem busca seguir com o modelo das assembleias virtuais nos seus condomínios.

Nem tudo é perfeito

Se as assembleias virtuais são realmente a herança da pandemia para o mercado condominial, é importante saber como escolher bem um modelo para a sua comunidade.

Há muitas vantagens no modelo virtual: pode-se contar com um quórum maior, há menos debates acalorados, o tempo pode ser melhor regulado e toda a assembleia fica gravada e guardada, de forma a dirimir qualquer tipo de dúvida no futuro.

Mas nem tudo são só elogios.

“Percebi que muitas vezes podemos ter problemas, sim, com as assembleias do tipo – que podem apresentar dificuldades das mais diversas, como de conexão, ou o condômino conseguir participar da discussão, mas não conseguir votar pelo sistema”, exemplifica o síndico profissional Nilton Savieto.

Ele conta também que muitos condomínios não gostaram da experiência e que só devem recorrer às assembleias virtuais caso haja necessidade real, como vencimento do mandato do síndico ou para aprovação de contas do período.

Há também a questão financeira, já que nem todas as administradoras ofertam esse serviço sem custos adicionais – o que pode pesar no bolso do condôminos.

“É importante assinalar que nem tudo serve para todos os condomínios. Há aqueles que se adaptaram bem a esse formato, e outros em que a novidade não foi muito bem recebida, principalmente aqueles com mais idosos”, explica.

Savieto, porém, já voltou a fazer as assembleias presenciais. “É fundamental que o condomínio esteja com a sua parte legal em dia”, pesa ele.

Mas estar com as obrigações legais em dia pode se tornar mais difícil presencialmente, em que pese que o número de casos de covid está crescendo novamente.

“Aqui em Curitiba, por exemplo, podemos fazer assembleias presenciais, mas deve-se respeitar o número de pessoas por metro quadrado máximo, o que pode inviabilizar o encontro para diversos condomínios com maior número de condôminos e que tenham um espaço menor para promover a assembleia”, pontua Luciana Lozich, advogada especializada em condomínios.

Há também casos de condomínios que tiveram suas assembleias presenciais impugnadas no ápice da pandemia, como aconteceu em São Paulo.

O condomínio em questão promoveu um encontro do tipo presencial e teve baixíssimo quórum, uma vez que os moradores não quiseram se expor à presença dos outros condôminos – justamente devido à pandemia.

Mas, com o fim da vigência da lei, muitos condomínios se viram na obrigação de voltar a celebrar as assembleias presenciais.

“Eu acredito que as assembleias virtuais realmente vieram para ficar. Não é proveitoso acharmos que vamos retroceder no tempo”, analisa Gabriel Karpat.

O temor de alguns síndicos é que apenas um condômino insatisfeito procure impugnar o que foi decido na assembleia online.

 

“É fundamental seguir todas as exigências da convenção, da mesma forma como se fosse uma assembleia presencial. Edital de convocação com o prazo certo, lista de presença,  uma ótima plataforma em que seja possível debater e votar, e uma ata bem redigida dentro do prazo com certeza vão dar mais segurança a todos. E, infelizmente, é verdade: sempre pode haver um condômino insatisfeito querendo impugnar a assembleia, mas isso já ocorria antes do encontro virtual”, frisa Karpat.

Modelo híbrido

Uma alternativa atual é o chamado “modelo híbrido”, em que há a possibilidade de se fazer a assembleia presencial e virtual.

“É uma forma de agregar aqueles que não gostaram da virtual”, explica Lozich. Nesse caso, a assembleia acontece ao mesmo tempo no ambiente virtual e, aqueles que preferirem podem participar do encontro de qualquer local.

Pode ser mais uma maneira de integrar, da melhor forma possível, os condôminos.

“Um dos principais pontos hoje é a participação dos condôminos. Acredito que se as assembleias virtuais trouxerem isso, como já pudemos ver em muitos casos, não vejo motivo para não acontecerem”, assinala Karpat.

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

O futuro das assembleias

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora