Inspeção predial: o diagnóstico da manutenção do seu condomínio

Há muitos pontos na gestão condominial que são passíveis de discussão. O cuidado com a manutenção da edificação, por sua vez, não compõe esse rol de temas.

É ponto pacífico que o condomínio – e suas áreas comuns – devem ser bem cuidados e acompanhados periodicamente.

E é justamente este o objetivo da inspeção predial: cuidar para que as áreas do condomínio estejam em dia com a legislação e que ofereçam a segurança necessária para quem mora e trabalha no local.

O que é a inspeção predial?

“A inspeção predial é, de forma simplificada, um check-up do condomínio. Você chama um ‘clínico geral’ – um engenheiro especializado no tema; – para avaliar a edificação de cima a baixo. Dependendo do estado de equipamentos e sistemas, é possível que seu caso seja encaminhado para um especialista, como alguém especializado em elétrica, por exemplo”, explica Felipe Lima, mestre e engenheiro em Manutenção Predial.

Para começar a inspeção, é fundamental que a mesma seja feita presencialmente, já que a parte sensorial é fundamental.

“Do barrilete ao primeiro subsolo, o profissional checa tudo, de forma a observar se os equipamentos estão de acordo com as normas técnicas”, conta o síndico profissional Nilton Savieto.

Além deste momento presencial, o engenheiro pede também toda a documentação referente à manutenção do condomínio: de plantas originais dos sistemas até os contratos de manutenção.

“Também é importante que o condomínio tenha um plano de manutenção para oferecer neste momento. Infelizmente, a grande maioria dos empreendimentos ainda não conta com esse tipo de diretriz”, pontua o engenheiro especializado em edificações Zeferino Velloso, diretor da VIP (Vistorias e Inspeções Prediais).

Vale ressaltar que os equipamentos do condomínio, em si, não são testados obrigatoriamente durante a inspeção predial.

“O pára-raios, por exemplo, o profissional vai olhas as hastes, e pedir o laudo de manutenção do mesmo – mas não vai testá-lo ali, naquele momento”, exemplifica Nilton Savieto.

“Caso exista a necessidade de se testar os equipamentos, o ideal é chamar uma empresa especializada no assunto em questão”, aponta Lucia Moraes, gerente de campo da administradora GK.

Após a análise sensorial e dos documentos, a inspeção gera um laudo – que organiza quais devem ser as prioridades do condomínio no tocante à manutenção.

“É um documento que vai dar ao condomínio, em ordem de prioridade, o que deve ser feito para que as áreas comuns estejam todas cuidadas”, explica Felipe.

Problemas mais comuns detectados na inspeção predial

Tendo em  vista a falta de um plano de manutenção na grande maioria dos empreendimentos, é bastante comum que, ao se fazer a inspeção predial, muitos problemas sejam encontrados.

“O que vemos com mais frequência são problemas com a fachada, toldos, infiltrações e também com a parte elétrica”, enumera Velloso.

E uma preocupação a mais são os problemas com as áreas impermeabilizadas que são ‘tratados’ de forma superficial – apenas para cobrir os problemas.

“Às vezes pode aparecer uma trinca, uma mancha de infiltração e, ao invés de descobrir a causa desse problema, a opção é apenas por resolver o sintoma: aí cobre-se a trinca, ou a área com infiltração é pintada. É importante investigar o motivo dessas coisas estarem acontecendo, e não apenas tratar da parte estética”, argumenta Velloso.

“É fundamental cuidar dos problemas que ninguém vê”, alerta Lucia.

E se o que fica mais exposto aos olhos, ganha mais atenção, algo que não está aparente, por sua vez,  fica mais difícil de ser acompanhado – como é o caso das instalações elétricas.

“Justamente por não ser algo visual, a parte elétrica é muito negligenciada. Eu observo que é um dos sistemas mais esquecidos dos prédios”, aponta Felipe.

Vale ressaltar que empreendimentos mais antigos tendem a ter muitos problemas com o sistema, já que quando foram construídos a necessidade energética das unidades era muito diferente da atual, o que pode gerar sobrecargas.

Como escolhera empresa de inspeção predial?

Escolher corretamente a empresa de inspeção predial é importante, uma vez que o resultado da mesma deverá nortear a manutenção do empreendimento.

Veja algumas dicas de como escolher a empresa certa:

– É fundamental que a empresa tenha um arquiteto ou engenheiro especializado em inspeção predial;

– Peça sugestão para outros síndicos que administrem empreendimentos do mesmo porte que o seu;

– Confira, em sites como “ReclameAqui”, se há muitas reclamações sobre o serviço prestado – e o tipo de resposta que a empresa oferece ao cliente;

– Pergunte, também, se a empresa faz uma visita ao empreendimento antes de fazer o orçamento. Só assim é possível ter uma boa noção de como montar o preço;

É importante dizer que a inspeção predial é obrigatória desde o ano passado, devido à NBR 16.747. A norma, porém, não especifica, qual o período em que os empreendimentos devem passar pela inspeção.

“O que eu sugiro é que empreendimentos mais antigos não fiquem mais que dois ou três anos sem fazê-la”, aponta Felipe Lima.

O que fazer depois da inspeção predial?

Após a inspeção no empreendimento, a empresa deve emitir um laudo, que explica como estão os sistemas do condomínio.

A partir daí, o síndico, aliado aos condôminos, decidem o que deve ser feito.

“Recebemos os apontamentos da empresa com as não-conformidades do condomínio, em ordem de prioridade. Cada item da área comum é avaliado”, explica Nilton Savieto.

Com essas informações em mãos, é prudente que o condomínio priorize o que está no documento.

Para aqueles que decidirem implementar as mudanças apontadas, muitas empresas de inspeção predial ainda acompanham fornecedores do condomínio que sejam contratados para as benfeitorias.

“Caso o cliente deseje, fazemos um outro orçamento, desta vez de consultoria de acompanhamento do que será feito”, explica Felipe.

Isso porque balizar orçamentos e acompanhar obras – que podem ser de grande porte – podem caracterizar outro grande desafio para os síndicos que não sejam especialistas no assunto.

“O monitoramento das benfeitorias também é importante para o síndico e para a segurança da edificação, uma vez que assim fica garantido que os problemas apontados pela inspeção predial realmente serão sanados”, argumenta Velloso.

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1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

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1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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