Entregador deve ir até o apartamento do consumidor?

Até onde o entregador deve levar a encomendaMoradores de apartamentos e os próprios profissionais de delivery se fazem frequentemente esta pergunta. Segundo o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), não há lei que diga se o trabalhador deve ir até a porta dos clientes nesses casos ou, o contrário, parar no portão dos prédios.

Estabelecimentos, como restaurantes e aplicativos de entrega, podem escolher seus procedimentos, assim como os condomínios podem permitir ou não o deslocamento dos entregadores em suass áreas internas. Mas a categoria faz um apelo para os consumidores, a fim de que não lhes façam gastar mais tempo com as entregas, um tempo que custa dinheiro.

Mesmo nos aplicativos de delivery, o procedimento não é consenso. No Rappi, ao fazer a compra, o usuário por escolher a forma de entrega a partir de duas opções: “deixar na porta do meu apartamento/casa” ou “deixar na portaria/recepção”. Na primeira opção, o entregador sobe até o apartamento do cliente. O iFood, por sua vez, “não faz nenhuma exigencia ao entregador para fazer a entrega diretamente no apartamento do cliente, por entender que há variáveis como regras do condomínio ou por não existir condições de estacionar a moto na via pública, por exemplo”.

Regimentos internos

Segundo Anna Carolina Chazan, gerente-geral de Gestão Predial da Estasa, normalmente, os regimentos dos prédios geriam sobre a liberação ou não da entrega de entregadores, muitas vezes por questões de segurança. Mas indica:

— Uma lei estadual criada durante a pandemia determina que o condomínio disponibilize materiais para higienização de forma que não resulte no impedimento da entrega efetiva diretamente na porta de casa ou apartamento ou ainda de sala comercial. Ou seja, enquanto perdurar o estado de calamidade pública o condômino que assim desejar pode requerer a entrega na porta de casa.

Para os entregadores, é sempre melhor, porém, não subir até os apartamentos dos clientes. Além do tempo gasto no percurso, e tão precioso, Edgar da Silva, o Gringo, conta que, infelizmente, muitos profissionais são expostos a humilhações durante o procedimento. Ele é presidente da Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil.

— Nossa obrigação é chegar no endereço e os entregadores dependem de volume de entrega para fazer dinheiro. O tempo que perdem subindo para levar um pedido para uma pessoa às vezes é até maior do que o percurso até outro prédio. Principalmente quando o prédio tem uma burocracia interna para fazer a liberação da entrada (como registro em caderno do condomínio). Então, se o cliente descer ou o prédio tiver um funcionário para prosseguir com a entrega ao apartamento, todo mundo fica mais feliz — diz Gringo, continuando: — Além disso, a discriminação que a gente sofre é muito ruim. Nos colocam em elevador junto com lixo. Nos acusam de muitas coisas quando circulamos dentro dos prédios. Até de urinar em escada.

Questão de segurança

Gringo reforça ainda que é mais seguro não permitir que o suposto entregador circule nas dependências internas do prédio, já que há criminosos se passando por esses profissionais nas ruas.

— Nos aplicativos, não é preciso ser motofretista para fazer as entregas. O motofretista faz um curso de 30 horas de formação e tem que seguir diversos critérios, como ter faixas refletivas na moto, que permitem a fácil identificação deles. Mas quando se abre portas para qualquer um exercer a profissão, não há critérios. É muito fácil se passar por entregador hoje e todo mundo fica menos seguro — critica.

Fonte: https://extra.globo.com/

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1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

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1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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