Um bom ar-condicionado é indispensável durante o verão brasileiro. As altas temperaturas da estação obrigam grande parte de população a investir no eletrodoméstico. Seja em residências, escolas, espaços comerciais e clínicas, o aparelho deixa a temperatura agradável, melhora a qualidade do ar e proporciona conforto térmico.
No verão as vendas disparam. Porém, apesar de ser um produto cuja procura ocorre diante da necessidade sazonal, não significa que a aquisição deve ser feita sem planejamento. O investimento deve levar em conta os próximos verões. O ideal é optar por equipamentos modernos e de longa vida útil.
No ato da compra, o consumidor, com dúvidas sobre qual modelo deve levar, acaba se pautando somente pelo preço. Um aparelho que não seja compatível com o local onde será instalado aumenta a chances de não obter os efeitos desejados. Antes de escolher um modelo, deve-se levar em conta alguns fatores. Quais as dimensões do ambiente? Quantas pessoas utilizam o espaço? Ciente dessas informações e conhecendo os prós e contras dos modelos, você saberá qual deles é perfeito para as suas necessidades.
Como escolher o modelo do ar-condicionado corretamente
● Ar-condicionado de janela
O aparelho de janela é um dos modelos mais conhecidos pelo público. Esse tipo de ar-condicionado fica acoplado à janela do ambiente, com a parte condensadora para o lado de fora. É mais indicado para climatizar espaços pequenos.
Prós: Mais barato e se encaixa perfeitamente em aberturas já existentes nos cômodos. Contras: Produzem bastante ruído em relação aos demais modelos do mercado, não são atraentes esteticamente, e consomem mais energia (provocando aumento considerável na conta de luz).
● Ar-condicionado split
O ar-condicionado split é um campeão de vendas. O equipamento mais desejado pelos consumidores é recomendado para ambientes amplos.
Prós: O split conta com recursos eficientes que geram mais economia, é silencioso, ocupa uma área interna menor e possui um índice de refrigeração superior.
Contras: Alto custo de instalação e impedimento de ser implantado em locais de pé-direito muito baixo. Além disso, os modelos tradicionais de split gastam bastante energia.
● Ar-condicionado Inverter
Atualmente, ar-condicionado Inverter é um dos modelos de split mais eficientes do mercado. O aparelho que dispõe dessa tecnologia atinge rapidamente a temperatura desejada e a mantêm com pouca oscilação. O produto é perfeito para locais que ficam com o ar-condicionado ligado direto.
Prós: A tecnologia Inverter permite redução de até 60% do consumo de energia elétrica, além de ser ecologicamente correto. Ele é silencioso e evita picos e consumo excessivo de energia.
Contras: Requer altos investimentos, necessita de uma instalação realizada por um técnico especializado e pode ter a instalação impedida a depender do prédio, uma vez que altera a fachada.