Mulher ataca vizinhos negros com bilhetes no litoral de SP: ‘Imundos’

Nutricionista chegou a ser presa dias antes de colar papel em porta após ter ofendido, também com palavras de cunho racista, os vizinhos e ameaçá-los, mas foi solta na audiência de custódia.

Uma mulher foi denunciada por vizinhos após escrever ofensas racistas em Santos, no litoral de São Paulo, contra moradores do condomínio em que vive. A nutricionista, de 56 anos, colou papéis na porta de seu apartamento em que se referia aos negros como pessoas de “espírito imundo” e “escória da sociedade”. Ela chegou a ser presa dias antes de colar as mensagens, após ser acusada de ameaçar vizinhas e praticar injúrias raciais, mas foi solta na audiência de custódia.

Os papéis foram colados na porta do apartamento da nutricionista neste sábado (8), mas, segundo o zelador do prédio relata em entrevista ao G1, essa não é a primeira vez que a mulher se refere aos vizinhos negros de forma racista. Ele, inclusive, já registrou boletim contra ela em dezembro de 2020, por ter sofrido injúria racial. O homem afirma que os xingamentos são frequentes também contra outros moradores e funcionários do condomínio.

Último papel colado por nutricionista se refere a negros como pessoas de "espíritos imundos" em Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Último papel colado por nutricionista se refere a negros como pessoas de “espíritos imundos” em Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo Arilton Souza de Carvalho, ele sofre ataques com frequência por parte da nutricionista no condomínio, localizado no bairro José Menino.

“Faz um tempo que, sempre que me vê pelo condomínio fazendo meu serviço, ela já muda a cara. Questiona o que estou fazendo e me chama de “negro”, “marginal”, “preto encardido”. Eu tenho até um boletim de ocorrência de um dia que estava saindo do trabalho, quando ela saiu de um táxi, me abordou e me agrediu. Nesse dia ela me ofendeu com diferentes xingamentos. Diversas vezes tentava me tratar como se eu fosse um escravo”, conta.

Arilton relata que antes de papel colado neste sábado (8), também já foi alvo de ataques racistas de nutricionista. Mensagem acima foi escrita por ela em abril deste ano — Foto: Arquivo pessoal

Arilton relata que antes de papel colado neste sábado (8), também já foi alvo de ataques racistas de nutricionista. Mensagem acima foi escrita por ela em abril deste ano — Foto: Arquivo pessoal

Segundo relata o zelador, em março deste ano, quando tirava o lixo do condomínio, ele foi ofendido mais uma vez com palavras de cunho racista.

“Nesse dia, após me ofender, ela subiu até o apartamento dela e pegou uma garrafa e voltou para ver onde eu estava. Como a moça da portaria disse que não sabia onde eu estava, ela [nutricionista] a xingou e jogou a garrafa no vidro de onde fica a portaria. Foi registrado outro boletim contra ela na ocasião, por injúria e lesão corporal”, diz.

Segundo relata zelador, vidro de portaria foi quebrado por nutricionista em março deste ano — Foto: Arquivo pessoal

Segundo relata zelador, vidro de portaria foi quebrado por nutricionista em março deste ano — Foto: Arquivo pessoal

Carvalho ainda relata que, por ser negro, é um dos principais alvos dos ataques da mulher. “É humilhante. A gente está no ambiente de trabalho, fazendo nosso serviço honesto e passa por essas situações. Mas tentei ter a postura certa e registrei boletim de ocorrência, porque não podemos aceitar esse tipo de crime calados. Mas, mesmo denunciando, ela segue solta. Então isso faz com que nós [negros] nos sintamos oprimidos e impotentes.”

Neste sábado (8), moradores do condomínio registraram novo boletim de ocorrência contra ela devido às ofensas racistas coladas em suas portas.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que duas mulheres, de 46 e 54 anos, se dirigiram à delegacia para fazer o registro dos fatos e foram orientadas quanto ao prazo para representação criminal dos fatos. O caso foi registrado como ameaça, injúria e difamação no 7º DP de Santos.

Zelador é um dos principais alvos de ataques racistas de moradora de condomínio  — Foto: Arquivo pessoal

Zelador é um dos principais alvos de ataques racistas de moradora de condomínio — Foto: Arquivo pessoal

Prisão

Na madrugada da última quarta-feira (5), moradoras do condomínio chamaram a polícia e registraram também boletim de ocorrência, na mesma unidade policial, por injúria racial, dano e ameaça contra a suspeita . Na ocasião, ela foi presa em flagrante, mas, foi solta na audiência de custódia.

Na data, uma das vizinhas relatou que a nutricionista havia colado em sua porta, assim como na de um outro vizinho, papéis com dizeres como “negra vagabunda”, “porca”, e ainda que “negro quando não faz na entrada faz na saída”. As ofensas, além de coladas nas portas das vítimas, conforme relataram à polícia, também estavam espalhados na área comum do condomínio.

Segundo relataram as moradoras no registro da ocorrência, ela teria ainda ameaçado matar duas vizinhas com uma barra de ferro. Segundo as vítimas, a mulher costuma atirar garrafas nos corredores e já as ameaçou de morte.

“Ela só foi presa dessa vez porque desferiu uma barra de ferro na moradora. A vítima ainda conseguiu se desviar e ela acabou ainda se machucando. Mas, ela [nutricionista] fez buracos na porta com a barra. Até pensamos que após as denúncias que fizemos algo iria melhorar, mas a situação só piora”, conta o zelador.

G1 não conseguiu localizar a suspeita até a última atualização desta reportagem.

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Baixe já o informativo!

Violência doméstica nos condomínios

Baixe já o informativo em pdf!

PET - COMO AGIR E INTERAGIR NA ÁREA COMUM DO CONDOMÍNIO.

Este site utiliza cookies para entregar uma melhor experiência de navegação ao usuário. Ler Política de Privacidade
Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Mulher ataca vizinhos negros com bilhetes no litoral de SP: ‘Imundos’

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora