Como é o dia a dia de um síndico?

administradora-substitui-sindico

Fomos conversar com Djerson Pinheiro da Costa Junior*, mais conhecido como Pinheiro, Síndico do Condomínio Residencial Amazonas e do Residencial The Brigde, e que nos contou um pouco de como começou sua carreira como síndico e sua profissionalização, além de falar sobre os desafios do seu dia a dia como síndico. 

 

  1. Como começou o seu interesse pela sindicância?

O meu interesse em ser Síndico, iniciou a muito tempo revisando contas e não concordando com que acontecia no prédio onde já tinha como moradia, mas infelizmente existia um monopólio de antigos gestores que por sua vez usava de má fé , utilizando de procurações de um grupo grande que obtinha cerca de 15 aptos. que é do grupo Soyama e com isso tudo que se levava para aprovação era vetado, junto com valores de obras que nunca se via e desequilíbrio nas contas chegando ao ponto de ficar negativa, e conforme Atas anteriores pegar dinheiro emprestado com Administradora para pagar nossas contas, sem mencionar o fato de nos últimos anos dar entre 2 a 3 aumentos na cota para tentar suprir os erros do passado. Como a cerca de 15 anos eu já Administrava Empresas de amigos justamente para dar equilíbrio e com isso demonstrar meu potencial, além de ter sido Auditor (terceirizado pela C.E.F) e trabalhado junto a Delegados da Policia Civil, onde fui nomeado Assessor da Presidência do SINDPESP no final de 2008, e em seguida preparei Campanha de Deputado Federal, coisa que no passado já havia feito outras para vereância e deputado Estadual também.

  1. Há quanto tempo o senhor é síndico? (Quanto tempo como síndico morador e quanto tempo no ramo da sindicância profissional)

Estou no meu 4 Mandato, com isso nos últimos 2 anos com as maiores aprovações que já existiu dentro de nosso Condomínio, antigamente tínhamos votações de média 18 a 22 pessoas, sendo que desse número usava-se cerca de 15 cartas, mas em minha gestão também se usa carta,mas com uma diferença elas são levadas até minha pessoa, sou procurado para não deixar de ser o Síndico em média 6 meses antes até da eleição e no penúltimo ano ganhei de 44 X 0 e agora neste último foi de 50 X 0, acredito que não sou bom Síndico, mas estou estudando e conquistando meu caminho através de transparência, envolvimento com o morador, tenho um canal simples onde eles tem a liberdade de colocar suas idéias e com isso agendo dias específicos até para que possam serem ouvidos por mim e com isso sempre dando a devida atenção. Sou Síndico morador desde Março de 2013, e tão logo fui vendo os resultados fui me aperfeiçoar e fiz o curso para ser Síndico Profissional, até porque é um mercado gigante e só cresce também acho que vale a pena sempre buscar o auto conhecimento, algumas vezes marco café ou até reuniões com outros Síndicos pois como fiz junto ao meu grupo de Subs e Conselheiros um trabalho que já foi reconhecido por outros já fui convidado a Palestras em outros Condomínios e nesse trabalho de Sindicância fui levado a 2 outros prédios e acabei destituindo Síndicos que não trabalhavam de acordo com o que prevê no C.C., Convenção e R.I (são essas nossas obrigações a serem cumpridas)

 

168141_100172423390298_583315_n

  1. Quais as principais diferenças (vantagens e desvantagens) que você viu ao ser um síndico morador e agora como síndico profissional?

A única vantagem em ser Síndico onde moramos é que mantemos os nossos bons amigos sempre ao nosso lado e com esse sincero apoio nos fortalecemos e não nos abatemos, mas é claro que sempre tem aquele que nos tira a vontade em continuar e também de fazer, mas não se pode deixar abater por meia dúzia de gato pingado, afinal o bem sempre vence o mau! Mas agora com empreendimento que não me obriga morar é bem melhor, pois a carga horária é livre, resolve-se os problemas, se faz cumprir tudo e não temos obrigações de ficar ouvindo besteiras que por muitas das vezes nos abala o emocional, mas mesmo assim nunca deixo de atender as pessoas para saber o que desejam ter em seu Condomínio.

  1. Como está o mercado voltado para a sindicância profissional? Há muitas oportunidades? Qual a tendência?

O mercado segundo os especialistas esta em alta nessa área da Sindicância Profissional,mesmo porque ouvi dizer que a maioria de Síndicos que começaram como Síndicos moradores estão procurando bons cursos e muitos prédios estão deixando de querer Síndicos moradores até porque não surge efeito e não se tem pulso firme para fazer cumprir o R.I, aquela historinha de fulano é meu amigo e o outro é meu compadre por este motivo não faz cumprir regras em muitas das vezes básicas. Quanto as oportunidades, ao meu ver acredito que essa precisamos sempre estudar, ficar atualizados no quesito Síndico, buscar bons relacionamentos sejam eles terceirizadas, Administradoras,Advogados, e principalmente Construtoras pois é por elas que tudo começa desde o primeiro saco de cimento e areia. Ouvi dizer até no SPTV a cerca de 20 ou mais dias que a tendência é de um crescimento nos próximos 3 anos de cerca de 10.000 empreendimentos no geral, isso significa se ficarmos parados perderemos as boas oportunidades, claro que nesse meio existe os bons e os que não são tão bons assim, mas cada um tem que se valer de si próprio provando sempre o seu potencial.

  1. Quais são as principais dificuldades que você encontra no seu dia a dia?

Sinceramente falando nunca vejo dificuldade em nada, acredito em meu potencial e busco sempre conhecimento, aliás conhecimento nunca é de mais e sempre que posso tenho humildade suficiente para perguntar a outro colega caso necessite e também tenho o costume de passar tudo que sei aos demais, não vale a pena guardar informação afinal ajudar é um fator de sempre sermos lembrados em alguma oportunidade futura.

  1. Se você pudesse dar algumas dicas de como gerir bem um condomínio, fugindo de conflitos, inadimplência, etc.), quais seriam?

Um bom planejamento, uma boa equipe de Conselheiros e Subs, sem esquecer de mencionar uma Administradora com competência no mercado que possa por sua vez tirar parte do peso de suas costas, procurar ter tudo scaneado como eu mesmo fácil até para que se encontre com maior rapidez e o principal sempre zelar,cuidar e deixar o Condomínio em que você é o gestor como se fosse sua própria casa, pois se não queremos itens errados e em desacordo em nosso lar, porque então deixaremos em desacordo ao lar dos outros.

*Djerson Pinheiro da Costa Junior – Síndico Profissional – Contatos: (11) 99820-0259/ jpsindico@gmail.com
Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Como é o dia a dia de um síndico?

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora