Casal denuncia injúria racial em condomínio após uso de energia da área comum

Um casal de imigrantes cubanos procurou a Polícia Militar para registrar um boletim de ocorrência por injúria racial após uma discussão ocorrida na noite da última quarta-feira (16), em um condomínio localizado no bairro Santa Mônica, Região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Segundo o casal, Alfonso Daniel Fuentes Chavez, de 32 anos, e Yania Trillo Perez, de 31 —, as ofensas ocorreram após eles conectarem a geladeira a uma tomada no corredor do prédio. O apartamento onde vivem estava sem energia elétrica por conta de dívidas anteriores, deixadas pelo antigo inquilino. Eles afirmam que receberam autorização da proprietária e a orientação de um vizinho para utilizar o ponto de energia temporariamente, até que o serviço fosse religado pela Cemig.

De acordo com o boletim de ocorrência, as supostas ofensas foram feitas pela síndica do condomínio, Vania de Cassia Menezes, que, além de acusar o casal de “roubar luz”, teria proferido comentários racistas, mencionando que “pobres e macacos” não deveriam morar ali. A síndica nega as acusações.

Síndica nega ofensas e diz confiar na apuração dos fatos

Vania afirmou à imprensa que não conhece os moradores pessoalmente e que apenas acionou a polícia devido ao uso indevido da rede elétrica comum, conforme determina o regimento interno do condomínio. Ela também declarou ser negra, de família negra, e que só soube das acusações de racismo pela mídia. A síndica informou ainda que vai solicitar imagens das câmeras de segurança e aguardar a apuração pelas autoridades competentes e pelos advogados do condomínio.

O corretor responsável pela locação do imóvel também testemunhou o caso e relatou à PM ter ouvido as ofensas durante uma ligação telefônica com a síndica. No dia seguinte, ele quitou os débitos pendentes e solicitou a religação da energia elétrica à concessionária.

O casal, que vive no Brasil há cerca de sete meses, relatou que esta foi a primeira vez que enfrentaram esse tipo de situação no país. Alfonso atua como pedreiro e Yania como auxiliar de cozinha nos fins de semana. Eles moram no apartamento desde maio.

A Polícia Militar registrou o caso como injúria racial, e o episódio será investigado pela Polícia Civil.

Este caso reforça a importância do preparo e da sensibilidade na gestão condominial. Questões como uso de áreas comuns, inadimplência de antigos moradores e regras de convivência devem ser tratadas com empatia, comunicação clara e estrito respeito à legislação, incluindo o combate a qualquer forma de discriminação.

Fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2025/07/17/casal-cubano-denuncia-racismo-apos-usar-energia-de-area-comum-de-predio-pobres-e-macacos.ghtml

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1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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