Tem norma para instalação de rede/tela de proteção?

Já teve aquela dúvida sobre telas de proteção, morando em Condomínio?

Pois bem a tela de proteção ou rede proteção é um item de segurança, não podendo o Condomínio proibir sua instalação. Porém o Condomínio pode regulamentar a forma de instalar, cor a ser utilizada, além de manter a conformidade da ABNT NBR 16280:2024 (a chamada norma de plano de reformas).
Pela dimensão técnico-normativa, verifica-se em vigência a norma ABNT NBR 16046:2012 – REDES DE PROTEÇÃO PARA EDIFICAÇÕES, que se estende por três partes, quais sejam: (i) ABNT NBR 16046:2012 – […] – PARTE 1: FABRICAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO; (ii) ABNT NBR 16046:2012 – […] – PARTE 2: CORDA PARA INSTALAÇÃO DA REDE DE PROTEÇÃO; e (iii) ABNT NBR 16046:2012 – […] – PARTE 3: INSTALAÇÃO;

  1. Importante reforçar que, os documentos supramencionados, devem ser aplicados em conjunto com outras normas pertinentes, com destaque (e sem prejuízo para outros) das seguintes: (i) ABNT NBR 5674:2012 – GESTÃO DE MANUTENÇÃO; (ii) ABNT NBR 15575:2013 – DESEMPENHO; (iii) ABNT NBR 14037:2014 – MANUAL DE USO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO; (iv) ABNT NBR 16280:2024 – GESTÃO DE REFORMAS; e (v) ABNT 16747:2020 – INSPEÇÃO PREDIAL.
  2. Indo ao ponto principal, objeto da presente análise, quais sejam os requisitos para instalação de redes de proteção em edificações, a ABNT NBR 16046:2012 – REDES DE PROTEÇÃO PARA EDIFICAÇÕES – PARTE 3: INSTALAÇÃO trás em seu item “4 Requisitos”, as considerações abaixo transcritas:

“[…] 4.2 Instalação

4.2.1. o instalador deve realizar uma análise prévia do substrato, perfurando-o para verificar se ele apresenta a resistência necessária para a instalação de fixação.

4.2.2. Caso a análise realizada em 4.2.1 seja positiva, o instalador deve realizar a instalação dos elementos principais de fixação.

4.2.3. Após sua instalação, cada elemento principal de fixação deve resistir a no mínimo 30 kgf devendo a fixação ser verificada através de dinamômetro manual.

4.2.4. Caso a verificação de 4.2.3. seja positiva, o instalador deve proceder à instalação dos demais elementos de fixação, sendo que a distância entre eles não pode ser superior a 35 cm.

4.2.5. A corda deve ser instalada em todos os elementos de fixação, sendo que ela deve ser passada por cada malha do perímetro da rede.
4.2.6. Quando o posicionamento da malha da rede coincidir com posição do elemento de fixação, ela também deve ser instalada no elemento de fixação. Caso não ocorra coincidência do posicionamento da malha da rede com o elemento de fixação.

4.2.7. A distância entre o substrato em que a rede é instalada e a corda (flecha) deve ser de no máximo 3 cm.

4.2.8. Os elementos de fixação aparentes devem ser instalados de maneira a evitar que o usuário desfaça a fixação de qualquer ponto de ancoragem da rede.

4.2.9. No caso de fixação por meio de ganchos metálicos, eles devem ser fechados sempre que possível. A instalação deve ser feita por conjunto formado no mínimo por ganchos de 4,2 mm de diâmetro e buchas nº8, com abas. Caso sejam utilizados ganchos de diâmetro superior, a bucha deve ter tamanho compatível com eles. Para instalações em substrato de madeira não há necessidade de utilização de buchas.

4.2.10. Em instalações realizadas em regiões com alto intemperismo (por exemplo, litoral) devem ser utilizados elementos de fixação em aço inoxidável.
4.2.11. caso não seja possível realizar a fixação da rede de proteção conforme os requisitos estabelecidos em 4.2.1 a 4.2.10, o instalador deve informar ao cliente sobre a inviabilidade de instalação ou utilizar método de fixação alternativo que possua desempenho igual ou superior ao descrito desta Norma. […]”

  1. A norma orienta, ainda, que o produto acabado e entregue deve prever, no mínimo, indicação do nome da empresa, CNPJ e data de instalação; além de orientações sobre durabilidade, conservação e manutenção do material fornecido.
  2. Pela óptica do DIREITO DO CONSUMIDOR, caso não seja possível o cumprimento dos procedimentos acima elencados, o profissional/empresa, que deve ser qualificado/qualificada para este tipo de serviço, deve informar ao cliente da impossibilidade de execução com fulcro no artigo 39 do CDC, conforme a seguir:

“[…] Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: (Redação dada pela Lei nº 8.884, de 11.6.1994) […] 

VIII – colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro); […]”

– Lei 8078/90 – Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências

Não há por norma uma localização determinada de fazer a instalação. Mas o melhor cenário é que se possa colocar pelo lado interno da unidade privativa. Isso porque a instalação da tela/rede de proteção na fachada (externa) pode vulnerabilizá-la, deixando exposta a estanqueidade.

Colocar no requadro das janelas também pode ser um desafio. Far-se-á a utilização de equipamentos e ferramentas corretos para não danificar o material que compõe o peitoril (que é a peça que fica entre a alvenaria e esquadria da janela).

Vale frisar que nem toda janela possui o peitoril, inferindo-se que neste caso, equivale-se em igual proporção a fixação da tela/rede na fachada externa.

Por fim, nesta breve conversa, vale destacar o impacto desta instalação na obra condominial de fachada. A garantia da obra em curso é conferida desde que não haja a intervenção de terceiros. A intervenção de terceiros faz com que a garantia perca seus efeitos, pelo menos em nível parcial, considerando a região de fato afetada bem como os desdobramentos que tenham como fato gerador a intervenção de terceiros.

Seja escolhendo o lado externo ou o requadrado da janela ou seja o lado interno da unidade privativa, a instalação de rede/tela de proteção, deverá ter seu desempenho atestado pelo instalador nos moldes da legislação e das normas supracitadas.

Não se esqueça também de minimamente informar a administração do seu condomínio, solicitando as informações necessárias para adequação também à norma de plano de reformas (ABNT NBR 16280).

Coautoria:

Pedro Andrade
Engenheiro Civil
Especialista em Patologia das Construções
Em condomínios desde 2021

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Social Media

Mais Artigos

Não perca

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba os melhores conteúdos.

Categorias

Baixe já o informativo!

Violência doméstica nos condomínios

Baixe já o informativo em pdf!

PET - COMO AGIR E INTERAGIR NA ÁREA COMUM DO CONDOMÍNIO.

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Tem norma para instalação de rede/tela de proteção?

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora