Segurança: porteiros x moradores

Na semana passada postei vídeo sobre segurança condominial no meu canal no YouTube chamado “não caia na roubada”, onde recebi o seguinte comentário:

“Caro Dr. Lordello, trabalhei 6 anos como porteiro e mesmo sendo dedicado e cumpridor das regras internas de segurança, acabei sendo demitido. O zelador me contou que minha dispensa aconteceu pois muitos moradores achavam que eu era muito rígido. Estou bastante desanimado e vou buscar outra profissão. Nesse prédio onde trabalhei, parte dos moradores deixavam o portão de serviço aberto, abriam a garagem para estranhos e mesmo eu dando queixas ao síndico ele não tomava providências, pois não gostava de bater de frente com os condôminos”.

Sabe aquele ditado “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”…

Quem trabalha com controle de acesso e vigilância acaba passando por isso. Se o local for invadido por marginais, o primeiro a ser apontado como “culpado” é o porteiro.

Agora, quando o funcionário promove o cumprimento das regras internas de segurança, passa a ser taxado como chato, inconveniente e em alguns casos ameaçado de perder o emprego.

A pergunta que não quer calar é a seguinte: mas como os porteiros devem agir para não criar mal estar quando precisarem dizer “não” a um pedido de morador?

Para não influenciar no relacionamento entre as partes, nem gerar estresse negativo, a estratégia é usar técnicas de comunicação para conduzir o morador a seguir as regras de segurança constantes no regimento interno.

Uma das orientações que forneço em meus treinamentos para profissionais de portaria, é mencionar que está sendo pressionado pela administração do local e vigiado pelas câmeras a fazer cumprir as normas de segurança. Dizer também que alguns moradores, preocupados com a possibilidade de invasão criminosa, estão fiscalizando a atuação dos funcionários; é uma maneira de mostrar a necessidade de seguir as regras para o controle de acesso de pessoas e veículos.

Se porventura o morador, que prefere comodidade, se manifestar contrário a uma norma, é melhor concordar com ele num primeiro momento. Em seguida, diga que seria importante ele levar essa demanda ao síndico para propor alteração no regimento interno. Ao final, comente que espera compreensão naquele momento, que depende do emprego para sustentar a família, que gosta muito de trabalhar no prédio e que tem feito o máximo para impedir que pessoas suspeitas entrem no local, pois tem como missão proteger todas as famílias residentes.

Minha experiência na área, diz que com “jeitinho”, estratégias assertivas e bom senso, porteiros podem driblar o mal humor, estresse e a ingerência de alguns moradores e assim fazer cumprir, fielmente, as normas de segurança estabelecidas a bem da coletividade.

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Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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