Elevadores: como reduzir o gasto de energia nos condomínios

A conta de energia é uma das grandes preocupações dos gestores de condomínios e, claro, dos condôminos, ainda mais nestes últimos tempos em que Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem aprovado aumentos nas contas de luz como consequência da crise hídrica e da tarifa represada durante a pandemia. Assim, é fundamental recorrer a todos os meios para o condomínio economizar.

A energia elétrica consumida pelo elevador corresponde a cerca de 6% dos gastos de um condomínio, de acordo com o SECIESP (Sindicato das Empresas de Conservação, Manutenção e Instalação de Elevadores do Estado de São Paulo). Medidas simples e boas práticas dos usuários na utilização dos equipamentos podem fazer a diferença na economia de energia, são elas: apertar o botão de chamada uma única vez; chamar um elevador de cada vez, evitando que vários equipamentos sejam ativados sem necessidade; e não acionar os botões dentro da cabina desnecessariamente para que o equipamento não faça paradas excessivas.

O cuidado técnico com os equipamentos também é parte essencial para economia de energia. Manutenção em dia e soluções de eficiência energética proporcionada por sistemas inovadores e mais modernos contribuem para redução de uso de energia elétrica, bem como redução de consumo de combustíveis fósseis e impactos ambientais.

O mercado já oferece modelos com tecnologia de acionamento regenerativo, por exemplo, que reduz a energia de deslocamento em comparação com a tecnologia convencional. A iluminação da cabina pode ser controlada por um sistema automático, fazendo com que as luzes acendam apenas quando o elevador recebe uma chamada. A utilização de iluminação LED e modo standby proporcionam redução significativa do consumo de energia elétrica. Depois do motor, as luzes são o gasto mais alto no total da conta.

Elevadores mais antigos ou sem os cuidados necessários também gastam mais energia para seu funcionamento. Realizar manutenções periódicas evita custos maiores na reposição de peças, que se desgastam menos quando estão limpas, ajustadas e bem lubrificadas. Após a vistoria completa no equipamento, que deve ser feita por um técnico especializado, se houver necessidade, o profissional fará a troca de algumas peças.

Por fim, investir na modernização das máquinas pode ser uma forma ainda mais eficaz para diminuir o consumo de energia elétrica. É possível realizar a substituição total do equipamento, com ou sem casa de máquinas. Ou, pode ser feita a modernização parcial, com a substituição de alguns componentes do elevador, aproveitando outros sistemas existentes.

A troca dos dispositivos funcionais do elevador melhora o seu desempenho e oferece mais conforto aos usuários, evitando falhas de funcionamento e gastos com trocas de peças. A instalação de sistemas inteligentes também pode ser bastante relevante. Sistemas de gerenciamento de trânsito, por exemplo, calculam a rota ideal para o acesso a cada andar do edifício e atribuem o melhor elevador para cada chamada, oferecendo um serviço muito mais eficiente e diminuindo a quantidade de viagens realizadas, otimizando também o consumo de energia.

Uma das melhores formas de reconhecer o momento de fazer a modernização dos elevadores é observar as necessidades do dia a dia do condomínio. Algumas dicas são:

– Verifique a idade do elevador. A tecnologia evoluiu muito nos últimos 15 anos.

– Observe se os equipamentos sofrem paralisações constantes ou precisam trocar peças frequentemente.

– Consulte os registros do condomínio e veja se os equipamentos têm um consumo de energia elevado.

– Ao entrar ou sair da cabina, observe se existe um desnivelamento entre o piso do pavimento e do elevador.

– Observe se o visual dos elevadores está ultrapassado.

– Preste atenção se durante as viagens ocorrem trancos e ruídos.

Vale ressaltar a importância de contar com empresa especializada para realizar serviços de manutenção e modernização para garantir a boa qualidade do trabalho. A escolha de profissionais de confiança e com experiência faz toda a diferença. São eles que farão o diagnóstico e indicarão a solução mais adequada, priorizando sempre a segurança dos passageiros e respeitando a capacidade financeira do condomínio.

Com a utilização consciente dos elevadores por parte dos usuários e implementação de alguns sistemas e tecnologias, como os citados acima, é possível haver uma redução significativa no consumo de energia dos elevadores. Aos síndicos e administradores de condomínios, vale a pena atentar-se para as especificações dos equipamentos, regularidade das manutenções periódicas e possibilidade de modernização, pois os resultados podem ser medidos e sentidos na conta de luz.

*Andreia Nolasco é gerente geral de Operações da Atlas Schindler

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1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

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