A valorização de um condomínio passa por diversas áreas e depende muito do empenho do síndico, do gerente predial, da gestão e dos condôminos como um todo. Quando falamos em valorização condominial, não falamos apenas de cuidados estruturais, mas falamos de tudo que envolve o condomínio e nisso entram a economia, as áreas verdes, o visual da fachada, o cuidado com crianças, idosos e pessoas com problemas de locomoção, assim como em relação aos cuidados de segurança, contrafogo e por aí vai. O que não faltam são áreas onde a gestão pode agir a fim de fazer com que o lugar onde vivemos seja cada dia melhor.
Um ótimo exemplo é o do Condomínio Residencial Flamboyant que nos últimos anos vem se remodelando e fazendo muito sucesso com quem mora ou conhece. Conversamos com o síndico Jefferson Kochnoff, que nos contou como tudo isso aconteceu. Vamos conhecer?
Nova Gestão
O condomínio residencial Flamboyant está situado na cidade de Osasco e possui 26 torres, totalizando 864 apartamentos, cerca de 3.214 moradores e 32.212 m² de área comum.
Em julho de 2013 inicia-se uma nova gestão, onde a estrutura recebida – da gestão anterior – estava em estado deplorável com falta de funcionários administrativos, devido a demissão sumária de toda a equipe administrativa no último dia de mandato do síndico anterior, arquivos eletrônicos deletados, informações financeiras inexistentes, igualmente as senhas de acesso a e-mails, máquinas danificadas, enfim, fora desmontada toda e qualquer estrutura, tudo para o fim de dificultar o andamento dos trabalhos.

Em resumo, a situação recebida foi saldo bancário em 01/07/2013 R$ 2.012,11 de outro lado dívidas extraordinária de R$ 3.476.683,84.
Havia-se bloqueio judicial na conta corrente do condomínio, penhora da área comum junto à Receita Federal, apartamentos à venda sem aprovação de financiamento junto às instituições bancárias, funcionários desmotivados, sem crédito no mercado.
Os desafios eram imensos pois, além das diversas cobranças em curso, havia a desconfiança dos condôminos.
Após checar alguns dados, foram traçadas as metas para conduzir todos os problemas administrativos encontrados, foi convocada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para esclarecer a realidade da atual situação financeira do condomínio, e a dívida com a Receita Federal, que após anos de inadimplência das contribuições junto ao INSS, foram instaurados 26 processos administrativos com 32 CDA’s (Certidão de Dívida Ativa) contra o condomínio. De imediato foi proposto um reajuste, um dos motivos para a suspensão do parcelamento do acordo junto à Receita Federal foi o de não estabelecer o reajuste mensal na arrecadação conforme os critérios exigidos por Lei.
Redução da inadimplência
Outra forma eficiente de controle financeiro foi a redução da inadimplência que manteve-se entre 2 (dois) a 3 (três) por cento, até mesmo no período de pandemia. O Trabalho de um gestor é utilizar-se de ferramentas administrativas para resolver os problemas com eficiência na sua essência, e garantir um valor adequado para assegurar a receita.
Exemplo: em 2012 a taxa condominial era R$ 280,93 para aptos de 60m² e R$ 224,74 para os de 50m², de 2013 a 2020 a taxa condominial foi reajustada cerca 20% abaixo da inflação. Atualmente o valor para apartamentos 60m² é de R$ 364,00 e para os de 50m² R$ 296,00.
Com a política adequada e uma gestão eficiente, todas as dívidas foram quitadas em 4,5 anos.
Uma gestão moderna
Como decorrência de uma gestão profissional e ética, nos últimos três anos, o condomínio foi transformado em um condomínio forte financeiramente, em condições de promover diversas modernizações, como pode ser observado:
– Melhoria na eficiência de Prestação de Serviço com redução no numero de funcionários de 55 para 46;
– Aumento em R$ 300.000,00 do ativo imobilizado;
– Criação de uma Quadra infantil de futebol;
– Extensão da área do Salão de Comunitário;
– Instalação de luz de Emergência nas escadas;
– Modernização de 25 elevadores com sistema de comando eletrônico;
– Adequação do sistema de Para Raio;
– Quitação da dívida do INSS;
– Automação no sistema de bombeamento de água para 104 caixas d’agua (1.800.000 Lts ou 2080Lts por família);
– Modernização dos quadros elétricos (troca de fusíveis por disjuntores Termomagnético);
– Iluminação de Led na área comum (+-34.000 M²);
– Reforma Portarias, DG, Sala de Correspondência;
– Implantação Controle de Acesso Eletrônico;
– 12 Câmeras 3 Mega Pixel, 24 Câmeras 2 Mega Pixel, 01 Speed Dome 30 X 3 Mega Pixel, conjugada com 35 Holofotes de Led 50W;
– Substituição de 52 tampas de cisterna e 26 da casa de Bombas;
– Interligação de interfones dos aptos as portarias;

– instalação de 192 interfones nos apartamentos blocos pequenos
– Implantação de Sistema de Alarme contra Incêndio
– Implantação de sistema de Hidrantes;
– Implantação de Comando elétrico interligando instalação de Bombas ao quadro elétrico;
– Adequações das instalações elétricas;
– Implantação do Sistema de Combate a Incêndio (AVCB); R$ 754.000,00
– Restauração total das 26 torres, interno, externo e área comum. R$ 3.614.000,00;
– Entre outras diversas melhorias buscando a preservação da saúde, sossego e bem estar do condômino.
Foram desenvolvidos métodos administrativos embasados na ética e comprometimento, para restaurar um ambiente de estabilidade financeira, prosperidade e tranquilidade a todos os interessados do condomínio.
Administrar para o bem coletivo tornou a tarefa mais fácil, o ambiente melhorou e tudo fluiu, pois desapareceu a necessidade de negociações paralelas ao interesse geral, promovendo reconhecimento para o síndico e melhorias para os condôminos.
Consultoria condominial
Da nova gestão, a contratação de uma Consultoria Condominal fez a diferença. Utilizando da captação de informações relevantes e um diagnóstico hábil para solucionar os problemas levantados, faz com que a administração do condomínio seja mais ágil e eficiente, buscando sua melhoria constante e consequente sucesso na gestão do Corpo Diretivo. Mantendo tradicionais e adicionais informações, solucionando problemas, através de um diagnóstico eficiente, recomendando melhorias e alterações criando “nortes” para a atuação da Nova Gestão.
Com uma estrutura de governança transparente, democrática e participativa que compartilha todas as informações do condomínio, promovendo junto aos condôminos ferramentas que facilitam o acompanhamento do desempenho e a evolução da gestão aos interessados.
No caso do Flamboyant, esse cuidado ficou a cargo da Syndike, empresa que tem como único objetivo por parte do seu consultor (Antonio Carlos Barbosa) efetuar um trabalho de qualidade que auxilie o condomínio efetivamente na solução de seus problemas, haja vista ser essa a missão ao prestar uma consultoria.
“A Syndike funciona como uma visão externa, atuando através de um trabalho remoto e volante alocada nos condomínios (contratantes) para identificar erros ou falhas, para que possa corrigi-los”, comenta Antonio, e completa: “rapidez no alcance de resultados, novos conhecimentos para o condomínio, suporte para tomada de decisões, melhoria do desempenho de todos junto à administração-segurança-manutenção-limpeza e paisagismo são a chave para o sucesso, assim como o que conseguimos junto a excelente gestão do Flamboyant.”