Projeto de Lei foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado
O Projeto de Lei nº 152/2020, que determina que condomínios residenciais comuniquem agressões domésticas contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos foi aprovado ontem (18), em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Estado.
A proposição vale para condomínios residenciais, conjuntos habitacionais e congêneres sobre os casos de agressão aos grupos considerados vulneráveis.
A determinação chega em um momento em que, mesmo com a diminuição do índice de criminalidade no estado, com uma queda de 20% no número de crimes violentos notificados, os casos de feminicídio, por exemplo, aumentaram, registrando um crescimento de 40% no ano passado, segundo a Secretaria de Segurança Pública (Segup).
Conferindo aos estabelecimentos residenciais a responsabilidade de comunicar casos de violência doméstica, o Projeto de Lei também visa diminuir o número de subnotificação dos casos. Segundo o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), somente 10% das situações de violência chegam ao conhecimento das autoridades competentes.
https://belem.com.br/ e https://www.alepa.pa.gov.br/