Inadimplência condominial: saiba o que é e como lidar com o problema

inadimplência condominial é um dos maiores problemas enfrentados por síndicos e administradores no Brasil, pois afeta o orçamento da gestão do condomínio (de casas ou apartamentos) e, consequentemente, a qualidade dos serviços ofertados aos moradores.

A questão também é séria ao morador inadimplente, que pode sofrer efeitos mais graves como a penhora de seu imóvel. Abaixo, comentamos mais a respeito do problema e explicamos como evitá-lo.

O que é inadimplência condominial?

A inadimplência condominial se refere ao não pagamento das taxas condominiais dentro do prazo estabelecido. “Essas taxas são essenciais para cobrir as despesas comuns do condomínio, como manutenção, limpeza, segurança e salários dos funcionários”, diz advogada civilista Elora Fernandes, do escritório Marcos Inácio Advogados.

E há dois tipos de condôminos inadimplentes, segundo o advogado Rodrigo Karpat, sócio da Karpat Sociedade de Advogados e mestre em Direito Civil. Existe aquele que falha em várias prestações e aquele que atrasa o pagamento em 10 ou 15 dias.

“O primeiro atrapalha no fluxo de caixa e o segundo atrapalha na previsão orçamentária, porque a partir do momento que uma pessoa não paga [as taxas] por um tempo longo, o percentual de inadimplência precisa ser projetado para que os inadimplentes possam pagar e quitar essa cota do mês”, ele explica.

O que motiva a inadimplência condominial?

Há muitas razões por trás da inadimplência condominial. As mais comuns decorrem de dificuldades financeiras, descontentamento com a administração, esquecimento ou negligência.

Design by Freepik

Consequências da inadimplência condominial

Segundo Elora, a inadimplência pode gerar diversas consequências negativas para o condômino. São elas: multas e juros, restrições no uso das áreas comuns, perda de direito ao voto e risco de ações judiciais de cobrança (o condomínio pode entrar com ações judiciais para cobrar a dívida, o que pode levar à penhora do imóvel).

Mas esse não será um problema exclusivo do morador. A inadimplência pode comprometer significativamente o orçamento do condomínio, impactando no exercício de demandas essenciais da rotina básica de sua manutenção e conservação, afetando a coletividade.

“Ou seja, pode levar a atrasos ou cancelamento de serviços de manutenção, impedir a realização de melhorias e investimentos no condomínio, ocasionar atraso no pagamento de contas de consumo ou salário de funcionários e, como consequência para suprir a falta e minimizar os danos, pode ocasionar aumento da taxa condominial”, afirma a advogada.

Quanto tempo o condômino pode ficar inadimplente antes de sofrer penalidades?

Nenhum dia. A partir do primeiro dia de inadimplência – ou seja, primeiro dia útil após o vencimento do boleto –, o condômino já estará sujeito a penalidades.

De acordo com Rodrigo, elas incluem a multa, os juros e a correção monetária, mas podem variar conforme as normas internas de cada condomínio.

E se a dívida não for paga?

Caso o morador se recuse a pagar a dívida ou entrar em um acordo, o condomínio pode iniciar uma ação judicial para cobrar a dívida. “Nesse caso, o condômino inadimplente poderá ter seu imóvel penhorado e levado a leilão para quitar o débito”, explica Elora.

Ela traz, inclusive, uma decisão de janeiro de 2025 da 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça. No caso, entendeu-se que, ao cobrar uma dívida de condomínio, é possível penhorar o imóvel que a originou, mesmo que ele esteja financiado por contrato com cláusula de alienação fiduciária. Ou seja, no caso, a financeira pode responder à dívida do condomínio.

Nova lei de inadimplência: o que é e para que serve?

Existe uma lei que equaliza a forma de cobrança e disciplina a questão de juros e correção no caso de inadimplência condominial. Antes, isso ficava à mercê do entendimento dos tribunais e da aplicação de índices da jurisprudência.

Trata-se da legislação 14.905/2024, popularmente conhecida como “nova lei de inadimplência”. Foi publicada em 28 de junho de 2024 e alterou o Código Civil (Lei 10.406/2002).

Ela dispõe sobre os índices de correção monetária e juros de mora em dívidas civis, trazendo mudanças significativas para o cálculo de débitos judiciais e extrajudiciais.

Seu objetivo é promover maior segurança jurídica e previsibilidade nos cálculos de correção monetária e juros em dívidas civis, reduzir a litigiosidade (ao estabelecer critérios mais claros e objetivos para a atualização de débitos) e garantir a equidade nas relações jurídicas, evitando que uma das partes seja prejudicada pela escolha de índices inadequados, visto que a lei traz maior clareza e transparência nos cálculos de dívidas, facilitando o acompanhamento e a quitação de débitos.

Como evitar a inadimplência condominial

Para os síndicos e administradores, a maior dica para evitar a inadimplência é manter uma previsão orçamentária dentro da necessidade do condomínio a fim de suprir as necessidades do dia a dia.

Além disso, vale discutir esse orçamento constantemente em assembleia e fazer uma gestão ativa da inadimplência, sempre examinando os casos e tomando as medidas para cobrar essas dívidas quando necessário.

Já ao morador, Elora orienta organizar as finanças pessoais e manter um controle rigoroso sobre seus gastos e receitas. Ademais, é importante incluir as taxas condominiais no orçamento mensal.

“Caso enfrente dificuldades financeiras, entre em contato com a administração para buscar alternativas de pagamento”, acrescenta. Por fim, ela sugere estar sempre atento aos prazos, anotando as datas de vencimento das taxas e pagando-as em dia.

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/

Compartilhe este conteúdo:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Email
Comentários:

Baixe já o informativo!

Violência doméstica nos condomínios

Baixe já o informativo em pdf!

PET - COMO AGIR E INTERAGIR NA ÁREA COMUM DO CONDOMÍNIO.

Versão 1
Versão 2

Baixe já o informativo!

CONDOMÍNIOS E OS CUIDADOS NO FINAL DE ANO

Conteúdo grátis

Insira um email válido para receber materiais exclusivos

Receba nossas novidades!

Conteúdos exclusivos do setor condominial.

Fornecedores Planos

Você sabia que pode ter a sua marca junto aos nossos Fornecedores? Por apenas R$ 49,90 por mês, você agrega sua marca na nossa página de Fornecedores, sendo um ótimo espaço para você receber cotações e se aproximar dos seus clientes.

Você quer mais? Calma, aqui temos a solução perfeita para a sua empresa. Caso queria agregar a sua marca em nossa HOME. O que não faltam são opções: Banner Destaque, Banner Lateral Topo, Banner Central, Banner lateral e banner central rodapé.
Confira nossos planos:

Plano Básico - logo na página de fornecedores mais pagina de contato

⦁ Banner Destaque

⦁ Banner Lateral Topo

⦁ Banner Central

⦁ Banner lateral

⦁ Banner central rodapé

Faça parte da nossa rede de fornecedores e fique visível!

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição;

2 – Curtir a foto oficial na página da Editora Bonijuris e seguir os perfis da  @editorabonijuris e @universocondominio

3 – O sorteio será feito para todos os inscritos cadastrados nesse site e que cumprirem os requisitos da campanha.

4 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.

5 – Serão sorteados 3 kits, contendo em cada um deles, 7 livros da Editora Bonijuris.  

6 – Os sorteios e divulgação dos vencedores serão realizados em três dias seguidos (27/01, 28,/01 e 29/01 de 2021) no Instagram da @editorabonijuris. Em cada dia será sorteado 01 (hum) Kit.

7 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.

8 – A organização, representada pela @editorabonijuris, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.

9 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Regulamento

Regras

1 – Preencher o formulário de inscrição na página https://www.universocondominio.com.br/promocao-fit-anywhere/ .
2 – Curtir a foto oficial nas páginas Universo Condomínio, Fit Anywhere e Karpat Advogados (não eliminatório).
3 – O síndico que cadastrar seu condomínio autoriza a criação de uma conta com os dados do condomínio no aplicativo FIT ANYWHERE, pelo prazo de 12 meses, sem custo algum ao condomínio. Após 12 meses, síndico e Fit Anywhere poderão negociar a continuidade da conta no aplicativo.
4 – O Banco será doado ao condomínio representado pelo síndico vencedor, para o uso de todos os condôminos e deverá haver um local coberto, com mais de 4m2 quadrados, em bom estado de conservação e de fácil acesso a todos os condôminos em que o banco deverá ficar.
5 – O condomínio vencedor do sorteio do Banco ganhará 30 dias de FIT CLASS para todos os usuários cadastrados a contar a partir da entrega do Banco Funcional.
6 – O sorteio será feito para todos os síndicos cadastrados no site e que cumprirem os requisitos da campanha. O frete da entrega do banco é grátis para a cidade de São Paulo. Demais cidades/estados, a Fit Anywhere dará até R$ 200,00 de subsídio para o frete que será por conta do ganhador.
7 – Informações inexatas no preenchimento do formulário de inscrição desclassificam o ganhador do sorteio.
8 – Além do Banco Multifuncional, sortearemos 5 planos de 1 mês do FIT PERSONAL, que poderá ser transferido para um cônjuge, filho ou filha, pai ou mãe ou algum condômino.
9 – O resultado do sorteio com os ganhadores será realizado pelo Instagram da @fitanywhere.br, a partir das 18 horas do dia 15 de fevereiro de 2021, e ficará disponível por 24h.
10 – O sorteio será realizado utilizando um sorteador online automático.
11 – A organização, representada pela @fitanywhere.br, entrará em contato com os ganhadores por mensagem direta no Instagram ou via e-mail, para solicitar o envio dos dados pessoais e documentos comprobatórios de enquadramento nos critérios da campanha.
12 – Ao se submeterem ao sorteio, os participantes declaram ter lido e estarem de acordo com o presente regulamento e de suas condições.

Candidate-se!

Inadimplência condominial: saiba o que é e como lidar com o problema

Envie seu currículo (jpg, jpeg, png, pdf, doc, docs - máx 15mb)

Download cartilha pdf

OS CAMINHOS DO AVCB-CLCB Autor: Wagner Mora