De acordo com a Polícia Civil, os casos aconteceram em prédios na mesma rua e estão sendo investigados. SSP afirma que roubos a residências caíram 17% na capital.
Dois prédios residenciais localizados na Alameda dos Anapurus, em Moema, bairro nobre da zona sul de São Paulo, foram invadidos por criminosos em um intervalo de apenas quatro dias. Os condomínios ficam a cerca de 400 metros de distância um do outro. Os casos foram registrados e estão sendo investigados pela Polícia Civil.
A segunda invasão aconteceu por volta das 17h20 da última terça-feira (5). De acordo com o boletim de ocorrência, dois homens acessaram a garagem do edifício utilizando um controle remoto e conseguiram entrar no prédio. Um morador de 63 anos relatou que foi surpreendido dentro de seu apartamento pelos invasores.
A vítima contou à polícia que os criminosos colocaram meias em sua boca, o sufocaram e o amarraram com um fio de telefone fixo. O pai dele, um idoso de 95 anos e acamado, também estava no local durante a ação, que durou cerca de 40 minutos.
Quatro dias antes, no sábado (2), por volta das 23h, o primeiro ataque foi registrado na mesma rua. Cerca de 15 homens armados invadiram outro condomínio residencial, renderam moradores e roubaram diversos pertences, como celulares, joias, relógios, dinheiro, talões de cheques e um carro, um Fiat Argo preto, que foi usado na fuga.
Segundo o depoimento das vítimas, os criminosos usaram um controle remoto vinculado a um dos apartamentos para ter acesso ao edifício, mesmo método utilizado na invasão mais recente. Eles renderam o porteiro, desligaram o sistema de câmeras de segurança e aguardaram a chegada de moradores para levá-los aos apartamentos sob ameaça. Durante o roubo, os assaltantes exigiram transferências via PIX, que, segundo o registro policial, não foram realizadas.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os casos estão sendo apurados pela Polícia Civil, que busca imagens de câmeras, testemunhas e outros elementos para identificar os autores dos crimes.
Ainda de acordo com a SSP, os roubos e furtos a residências na capital paulista apresentaram queda de 17% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.
Fonte: G1 São Paulo.