Cada vez mais condomínios estão usando energia solar para reduzir as contas de energia. Essa redução é feita somente sobre o consumo das áreas comuns (elevadores, iluminação do pátio de estacionamento, bombas de elevação de água, iluminação de escadas, entre outras).
Essa redução é importante para o resultado financeiro do condomínio fazendo com que administradoras prediais e síndicos busquem informações a respeito.
De acordo com Élcio Vicentin, Diretor da Solen Energia Solar, ainda há grande dúvida por parte das administradoras e síndicos sobre a instalação e custos da aquisição de energia solar, apesar das vantagens óbvias em relação à economia financeira. “Existe insegurança em relação aos custos da contratação desses serviços, como é feita essa instalação em relação à obra limpa e quais áreas elas podem ser atendidas”.
Vantagens: como o sol é abundante no país, as contas de energia podem ser reduzidas em até 95%. E, durante os picos de geração, caso a energia gerada não seja consumida momentaneamente, ela é injetada na rede da concessionária gerando crédito para consumo futuro.
Sustentabilidade: a energia solar não polui, é renovável, limpa e sustentável.
Obra limpa: obra sem sujeira, rápida e sem perturbação para os condôminos.