Home / Últimas Notícias / Primeira casa inteiramente sustentável da América Latina fica em SP

Primeira casa inteiramente sustentável da América Latina fica em SP

faucet-989515_1280-819x311

Por Redação Sonho do Primeiro Imóvel

Há algum tempo o tema sustentabilidade faz parte do dia a dia de diferentes segmentos produtivos. No setor imobiliário, por exemplo, as ações, além de levarem em consideração os cuidados com o meio ambiente, auxiliam na redução dos custos em unidades residenciais. No residencial Alphaville Dom Pedro 1, empreendimento residencial concebido pela Alphaville Urbanismo e localizado em Campinas (SP), uma das moradias, por exemplo, recebeu o selo LEED for Homes. O investimento para a obtenção da certificação, incluindo os diferenciais sustentáveis, foi da ordem de 5,4% do valor total da moradia. Os valores consolidados não foram divulgados.

De acordo com a diretora da LCP Engenharia & Construções – empresa responsável pelo projeto de obtenção do selo –, Lourdes Printes, com a iniciativa a moradia se tornou a primeira inteiramente sustentável da América Latina. A executiva conta que alguns dos atributos presentes na casa e que a fizeram ser premiada são o gerenciamento da drenagem das águas pluviais, torneiras de fechamento automático, paisagismo que privilegia espécies nativas, placas de aquecimento solar, uso de madeira certificada, medidor de CO2 e paredes estruturais com EPS.

Lourdes revela que o processo de obtenção do selo durou quatro meses e alguns aspectos devem ser observados. “O empreendimento deve cumprir pré-requisitos e obter créditos comprovando a adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, de acordo com as recomendações em categorias como inovação e projeto, localização e transporte, implantação sustentável, gestão da água, eficiência energética, materiais sustentáveis, qualidade do ambiente interno e práticas sociais”, diz.

Além disso, continua a executiva, mudanças estruturais no imóvel também foram necessárias. “O projeto teve de ser bastante alterado, principalmente a espessura das paredes, que deve ser menor em relação ao convencional”, explica. Os resultados, porém, são imediatos. “ Em tempos de crise hídrica, o benefício que mais chama atenção em edificações que seguem diretrizes sustentáveis, como é o caso desta morada em Campinas, é a redução de até 60% no consumo de água a partir de mecanismos como coleta e tratamento das águas pluvial e cinzas – provenientes dos lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupa – para reuso em bacias sanitárias, lavagem das áreas externas e irrigação do jardim, realizada por subgotejamento”, descreve.

Há outros benefícios. A diretora da LCP Engenharia relata que as vantagens vão além da questão da redução do consumo de água. “O projeto de irrigação também contempla o preparo do solo com elementos que aumentam a retenção da água, como a incorporação de substrato a base de fibra de coco e turfa e aplicação de gel retentor de água antes do plantio. “Aliado a isso está o paisagismo, que privilegia espécies nativas, demandando baixa manutenção, e a análise de gás radônio, que proporciona melhoria na qualidade do ar”, salienta.

O projeto de obtenção do selo LEED for Homes também contempla a instalação de equipamentos dimensionados. Na unidade do residencial Alphaville Dom Pedro foram aplicados exaustores para cozinha e banheiros, medidores de CO e fumaça, aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, lavadoras e secadoras de roupas com tecnologia “Inverter”. Outras melhorias incluíram instalação de brise nas janelas da face mais sujeita à insolação bem como a aplicação de película, luminária com lâmpadas do tipo LED e sistema de placas fotovoltaicas, que permite a produção de energia limpa e renovável e garante a geração de 70% da energia que é utilizada.

Há, ainda, sistema de aquecimento solar para as águas de banho, especificação de pisos e revestimentos produzidos da maneira sustentável e com utilização de material reciclado em sua composição e de madeiras certificadas pelo Forest Stewardship Council Brasil (FSC-BR).

Certificação e empreendimento

O LEED é um selo internacional de certificação e orientação ambiental, criado em 1998 pela USGBC para edificações sustentáveis utilizado no Brasil e em 150 países, principalmente em prédios comerciais, lojas, shoppings e residências. A versão residencial, LEED for Homes foi lançada em 2007.

O Alphaville D. Pedro 1, onde a casa está situada, foi lançado em 2004 e é mais um empreendimento da Alphaville Urbanismo. Ao todo, a companhia possui mais de 110 empreendimentos já lançados em 22 estados do Brasil e Distrito Federal, que representam mais de 76 milhões de m² urbanizados.

Fonte: Sonho do Primeiro Imóvel

Rodrigo Karpat

Advogado militante e palestrante na área cível há mais de 10 anos, Dr. Rodrigo Karpat é sócio no escritório Karpat Sociedade de Advogados e referência em direito imobiliário e questões condominiais. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifica Universidade Católica (PUC/SP), tem cursos complementares de Direito Imobiliário pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Direito Imobiliário e Registral pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Além disso, foi membro da Comissão de ética e Julgamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP) por seis anos, além de ser palestrante pelo CRECI-SP e também professor do Curso de Síndico Profissional da Gabor RH; colunista do site Síndico Net e do Jornal Folha do Síndico e consultor da Rádio Justiça de Brasília e da OK FM. Apresentador do programa Vida em Condomínio da TV CRECI.

Ricardo Karpat

Diretor da Gábor RH. Especialista em Recursos Humanos. Formado em Administração de Empresas pela FAAP e Pós Graduado em Marketing pela Universidade Mackenzie. Colunista do site "Catho" e do Jornal "Folha do Síndico". Colunista do programa de Rádio Meia Hora com o Dr. Condomínio / Brasília. Frequentes entrevistas para TV Globo, Site Uol e Jornal Diário de São Paulo.

Gabriel Karpat

Formado em economia pela PUC/SP e em Mediação e Arbitragem - FGV. Membro da Junta Conciliação (CRECI). Coordenador do Curso Sindico Profissional (Gábor RH) e Professor do Curso de Síndico (SindicoNet). Diretor da GK Administração de Bens Ltda. e Consultor de Condomínios do Site SindicoNet. Autor do Manual Prático do Síndico (Ed. Hemus), Condomínios - Orientação e Prática (Ed.Forense), 3ª Gestão Condominial (em andamento), além de ser articulista de diversos veículos.

Cristiano de Souza Oliveira

Advogado, Consultor Jurídico há mais de 18 anos. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, Mestrando em "Resolución de Conflictos y Mediación" (Resolução de Conflitos e Mediação), possuindo vários cursos de formação profissionalizante na área jurídica. Membro associado da Associação dos Advogados de São Paulo - Atualmente, possui como foco principal de suas atividades, o Direito Condominial e Civil, sendo consultor jurídico de vários condomínios e administradoras de condomínios, autor do livro "SOU SÍNDICO, E AGORA? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições " editado pelo Grupo Direcional. é colunista de diversos órgãos da mídia especializada, destacando: Revista e Site Direcional Condomínios, Site Sindiconet e Site Condomínio em Foco, tendo recebido em 2008 Menção Honrosa no 2°. Premio ABRACOPEL de Jornalismo - "Segurança nas Instalações Elétricas" pela coluna que assinava no site do Programa Casa Segura, intitulada "Reflexões de um Síndico no Condomínio Edilício". Ministra cursos, palestras, seminários e conferências sobre o tema Condomínio.

Alfredo Pasanisi

Especialista em direito imobiliário e cobrança judicial e extrajudicial. Graduado em direito pela USP e pós-graduado em direito imobiliário pela EPD - Escola Paulista de Direito. Professor e síndico profissional, além de ser Coordenador Jurídico do escritório Karpat Sociedade de Advogados.

Alexandre Marques

Advogado militante na área Condominial; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC-SP; Especializado em Direito Imobiliário pelo UniFMU; Especializado em Processo Civil pela ESA/OAB/SP; Conferencista do curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário na Faculdade 2 de Julho (Salvador) e Diretor de Ensino da Assosíndicos (Associação de Síndicos de Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo), Monitor do Instituto Pró-Síndico, Coautor do Audiolivro: "Tudo o que você precisa ouvir sobre Locação" (Editora Saraiva) e Autor do livro: "Legislação Condominial, uma abordagem prática" (Editora Educamais, Prelo), Coautor do livro "Aspectos Disciplinares de ética no Exercício da Advocacia" (Editora Letras Jurídicas, 2ª Edição, 2015/6), Colunista do sites especializados "Sindiconet" e "Licitamais", revista "Cadê o Síndico?" (Salvador/BA), articulistas de vários meios de mídia como a o programa "Metrópole Imobiliário" da Rádio Metrópole FM (Salvador/Bahia); "Edifício Legal" da rádio CBN-RO e "A hora do povo" da rádio Capital-SP, Sócio da Alexandre Marques Sociedade de Advogados.

Aldo Junior

Conteúdo em aguardo.

Inaldo Dantas

Advogado, com larga experiência na área condominial onde atua desde o ano de 1987, é Presidente do Secovi-PB, jornalista, membro titular da Câmara Brasileira do Comércio e Serviços Imobiliários da Confederação Nacional do Comércio (CBCSI-CNC - Brasília-DF), editor e fundador da Revista Condomínio, coordenador do PROJETO CONDOMÍNIO CIDADÃO. Participa frequentemente do Bom Dia Pernambuco-Rede Globo como advogado convidado, colunista dos portais Sindiconet e Sindiconews (São Paulo), do Jornal Correio da Paraíba, do Jornal Sindiconews (São Paulo), apresentador do programa TV CONDOMÍNIO (TV MASTER), organizador da FESINDICO: FEIRA DE CONDOMÍNIOS DO NORDESTE (7ª. Edição em 2015 no Centro de Convenções de Pernambuco), autor do Livro Prático do Síndico (Ed. Santa Luiza 20ª. edição), autor do Livro O Condomínio ao Alcance de Todos (Ed. Santa Luiza), e palestrante na área.

Marcelo Alves

Atua desde 94 em Condomínio. Formado em economia pela UNIP, Bacharel em Direito; Certificado de Síndico Profissional RH Gabor 2015 (Módulo I e II); Palestrante e articulista em diversos veículos da mídia. Implementou diversos casos de sucesso para condomínio, com o intuito de reduzir gastos e promover melhorias.

Marcelo Fonseca

Graduado em Direito (FMU) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Com extensão nos cursos de Direito Imobiliária (AASP) e Direito Civil (ESA-OAB). Responsável pela coordenação e acompanhamento da carteira de cobrança da Karpat Sociedade de Advogados.

Thiago Natalio

Advogado sócio na Empresa Natalio de Souza Advogados, Pós-Graduado em Direito Imobiliário, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito e Graduado na Universidade São Judas Tadeu (2009). Colunista do Jornal do Síndico, Revista Direcional Condomínios, Jornal Fato Jurídico entre outras mídias e Palestrante da Unisíndico. Membro Efetivo das Comissões de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB, OAB visita a Faculdade, Jovem Advogado, Direito Urbanístico e Imobiliário.

Voltar ao Topo
LiveZilla Live Chat Software