Home / Administração / Portaria de condomínio: 6 medidas para torná-la mais segura

Portaria de condomínio: 6 medidas para torná-la mais segura

Por ser um acesso direto, a portaria de condomínio é um dos locais mais vulneráveis do prédio e necessita de muito cuidado no quesito segurança, uma vez que é através dela que ladrões podem facilmente ter acesso ao interior do condomínio. Seguindo algumas normas e com a ajuda da tecnologia, você pode contar com vários meios para tornar a portaria mais segura, lembrando que uma boa opção que vem crescendo ultimamente é a portaria virtual. Vamos conferir mais detalhes sobre este assunto?

Dicas de segurança para portaria de condomínio

1. Controle e abertura do portão de pedestres

O morador deve ser avisado da chegada e autorizar o porteiro a dar acesso aos visitantes ou prestadores de serviço. Havendo dúvida, o morador deve se dirigir até a portaria e liberar pessoalmente o acesso ou fazer o atendimento no próprio local, o que é mais seguro.

No caso das entregas, estas devem ser recebidas na portaria pelo próprio morador. Ou, na sua ausência, por um funcionário do condomínio. Entregadores não devem ter acesso ao interior da comunidade em questão.

Partindo destas premissas, prestadores de serviço só poderão acessar as dependências do condomínio após serem devidamente autorizados e identificados, registrando sua entrada e seus dados.

No caso de prestadores de serviço que estejam realizando obras no condomínio, estes devem ser identificados pela empreiteira e apresentar crachá com foto.

Atenção no horário de retirada do lixo e limpeza. O portão e as portas do edifício devem ser mantidos fechados. Observe sempre, também, a presença de suspeitos nas proximidades antes de abrir o portão.

O porteiro deve ter sempre à mão, na portaria, os números de telefone da polícia e corpo de bombeiros, para os casos de emergência.

2. Treinamento de porteiros

Os porteiros devem ser treinados para seguir as normas específicas de cada condomínio.

Eles precisam ter conhecimento de que devem comunicar toda e qualquer presença na portaria, bem como fazer a identificação dos condutores que chegam nos veículos. Para isso, é fundamental que conheçam os moradores, e que também possam contar com um cadastro atualizado dos veículos.

É importante, ainda, manter os porteiros cientes dos golpes mais comuns que têm sido aplicados pelos ladrões. Muitos têm se utilizado de disfarces de prestadores de serviços e outras táticas que podem confundir os empregados.

O treinamento pode ser realizado pelo próprio condomínio ou, então, contratar uma empresa especializada.

Veja também as características do bom porteiro de condomínio.

3. Participação dos moradores

Os condôminos também têm suas responsabilidades e, portanto, devem conhecer todas as regras de segurança do condomínio. O envio das normas para cada unidade e a fixação delas em locais bastante visíveis ajudarão na comunicação e na lembrança destas normas.

4. Equipamentos de segurança

A instalação e devida manutenção de equipamentos de segurança, como câmeras, são fundamentais na empreitada de ter um condomínio mais seguro, seja na portaria ou nas áreas internas do condomínio.

Importante também que a portaria e as áreas comuns sejam bem iluminadas para facilitar a visualização de movimentações que possam ser suspeitas.

5. Acesso com veículos

Vale o mesmo já mencionado para os pedestres. A atenção deve ser redobrada no momento de entrada e saída de carros das garagens. É preciso observar sempre se não existem pessoas ou carros suspeitos nos arredores.

Os moradores devem fazer a passagem pelo portão o mais rápido possível, de forma atenta, para evitar que pessoas indevidas e não autorizadas entrem junto com o veículo.

A instalação de sistemas como a biometria e o acionamento do portão pelos faróis do carro são exemplos de recursos tecnológicos que podem aumentar a segurança no momento do acesso, de veículos e pedestres.

6. Portaria virtual

Um novo sistema visando ainda maior segurança na portaria vem substituindo porteiros presenciais por um sistema virtual e remoto que funciona 24 horas.

Sem precisar manter um porteiro no local, a economia do condomínio aumenta muito. Isto porque o custo de manutenção de um porteiro é um dos mais elevados entre as contas do condomínio. Em contrapartida, a taxa de serviço para uma portaria virtual não é tão cara assim.

O sistema é simples: a partir de uma empresa, que pode controlar vários condomínios ao mesmo tempo, a fiscalização e os acionamentos das portas são feitos por meio de câmeras e internet, que abrem e fecham portões e controlam todo o fluxo de entrada e saída no condomínio.

Caso o condomínio não possua ainda câmeras de segurança interna e serviço de internet, os custos de instalação e preparação do sistema remoto podem ser um pouco altos no início. Porém, a economia gerada no longo prazo pode compensar.

Este post é um oferecimento da equipe da Fibersals Impermeabilização.

Se você já utiliza a portaria virtual em seu condomínio, comente sua experiência com este sistema. E se tem mais dicas que funcionam em seu condomínio, compartilhe-as conosco!

Rodrigo Karpat

Advogado militante e palestrante na área cível há mais de 10 anos, Dr. Rodrigo Karpat é sócio no escritório Karpat Sociedade de Advogados e referência em direito imobiliário e questões condominiais. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifica Universidade Católica (PUC/SP), tem cursos complementares de Direito Imobiliário pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Direito Imobiliário e Registral pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Além disso, foi membro da Comissão de ética e Julgamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP) por seis anos, além de ser palestrante pelo CRECI-SP e também professor do Curso de Síndico Profissional da Gabor RH; colunista do site Síndico Net e do Jornal Folha do Síndico e consultor da Rádio Justiça de Brasília e da OK FM. Apresentador do programa Vida em Condomínio da TV CRECI.

Ricardo Karpat

Diretor da Gábor RH. Especialista em Recursos Humanos. Formado em Administração de Empresas pela FAAP e Pós Graduado em Marketing pela Universidade Mackenzie. Colunista do site "Catho" e do Jornal "Folha do Síndico". Colunista do programa de Rádio Meia Hora com o Dr. Condomínio / Brasília. Frequentes entrevistas para TV Globo, Site Uol e Jornal Diário de São Paulo.

Gabriel Karpat

Formado em economia pela PUC/SP e em Mediação e Arbitragem - FGV. Membro da Junta Conciliação (CRECI). Coordenador do Curso Sindico Profissional (Gábor RH) e Professor do Curso de Síndico (SindicoNet). Diretor da GK Administração de Bens Ltda. e Consultor de Condomínios do Site SindicoNet. Autor do Manual Prático do Síndico (Ed. Hemus), Condomínios - Orientação e Prática (Ed.Forense), 3ª Gestão Condominial (em andamento), além de ser articulista de diversos veículos.

Cristiano de Souza Oliveira

Advogado, Consultor Jurídico há mais de 18 anos. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, Mestrando em "Resolución de Conflictos y Mediación" (Resolução de Conflitos e Mediação), possuindo vários cursos de formação profissionalizante na área jurídica. Membro associado da Associação dos Advogados de São Paulo - Atualmente, possui como foco principal de suas atividades, o Direito Condominial e Civil, sendo consultor jurídico de vários condomínios e administradoras de condomínios, autor do livro "SOU SÍNDICO, E AGORA? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições " editado pelo Grupo Direcional. é colunista de diversos órgãos da mídia especializada, destacando: Revista e Site Direcional Condomínios, Site Sindiconet e Site Condomínio em Foco, tendo recebido em 2008 Menção Honrosa no 2°. Premio ABRACOPEL de Jornalismo - "Segurança nas Instalações Elétricas" pela coluna que assinava no site do Programa Casa Segura, intitulada "Reflexões de um Síndico no Condomínio Edilício". Ministra cursos, palestras, seminários e conferências sobre o tema Condomínio.

Alfredo Pasanisi

Especialista em direito imobiliário e cobrança judicial e extrajudicial. Graduado em direito pela USP e pós-graduado em direito imobiliário pela EPD - Escola Paulista de Direito. Professor e síndico profissional, além de ser Coordenador Jurídico do escritório Karpat Sociedade de Advogados.

Alexandre Marques

Advogado militante na área Condominial; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC-SP; Especializado em Direito Imobiliário pelo UniFMU; Especializado em Processo Civil pela ESA/OAB/SP; Conferencista do curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário na Faculdade 2 de Julho (Salvador) e Diretor de Ensino da Assosíndicos (Associação de Síndicos de Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo), Monitor do Instituto Pró-Síndico, Coautor do Audiolivro: "Tudo o que você precisa ouvir sobre Locação" (Editora Saraiva) e Autor do livro: "Legislação Condominial, uma abordagem prática" (Editora Educamais, Prelo), Coautor do livro "Aspectos Disciplinares de ética no Exercício da Advocacia" (Editora Letras Jurídicas, 2ª Edição, 2015/6), Colunista do sites especializados "Sindiconet" e "Licitamais", revista "Cadê o Síndico?" (Salvador/BA), articulistas de vários meios de mídia como a o programa "Metrópole Imobiliário" da Rádio Metrópole FM (Salvador/Bahia); "Edifício Legal" da rádio CBN-RO e "A hora do povo" da rádio Capital-SP, Sócio da Alexandre Marques Sociedade de Advogados.

Aldo Junior

Aldo Junior, Dr. Condomínio, atua na área de condomínios desde 1988. Empresário, editor geral de jornal, colunista e radialista são algumas funções hoje que o Dr. Condomínio atua com grande intensidade, atendendo ainda inúmeros pedidos de palestras por todo Brasil. Autor de mais 600 artigos condominiais, o Dr. Condomínio está em fase final de conclusão de um dos livros condominiais mais esperados do mercado. Graduado em Direito, Diretor Geral da JR OFFICE ASSESSORIA CONDOMINIAL, Sócio e Diretor Geral da Folha do Sindico, Coordenador Geral da UNASINDICO – Encontro de Gestores Condominiais, Titular do Programa Meia Hora com Dr. Condomínio na Rádio OK FM, Titular do Momento do Condomínio na Rádio Antena 1, Colunista da Folha do Sindico Nacional, Colunista da Franquia Nacional do Jornal do Sindico em 23 Estados, Colunista do Portal Sindiconet (Blog dos Especialistas), etc.

Inaldo Dantas

Advogado, com larga experiência na área condominial onde atua desde o ano de 1987, é Presidente do Secovi-PB, jornalista, membro titular da Câmara Brasileira do Comércio e Serviços Imobiliários da Confederação Nacional do Comércio (CBCSI-CNC - Brasília-DF), editor e fundador da Revista Condomínio, coordenador do PROJETO CONDOMÍNIO CIDADÃO. Participa frequentemente do Bom Dia Pernambuco-Rede Globo como advogado convidado, colunista dos portais Sindiconet e Sindiconews (São Paulo), do Jornal Correio da Paraíba, do Jornal Sindiconews (São Paulo), apresentador do programa TV CONDOMÍNIO (TV MASTER), organizador da FESINDICO: FEIRA DE CONDOMÍNIOS DO NORDESTE (7ª. Edição em 2015 no Centro de Convenções de Pernambuco), autor do Livro Prático do Síndico (Ed. Santa Luiza 20ª. edição), autor do Livro O Condomínio ao Alcance de Todos (Ed. Santa Luiza), e palestrante na área.

Marcelo Alves

Atua desde 94 em Condomínio. Formado em economia pela UNIP, Bacharel em Direito; Certificado de Síndico Profissional RH Gabor 2015 (Módulo I e II); Palestrante e articulista em diversos veículos da mídia. Implementou diversos casos de sucesso para condomínio, com o intuito de reduzir gastos e promover melhorias.

Marcelo Fonseca

Graduado em Direito (FMU) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Com extensão nos cursos de Direito Imobiliária (AASP) e Direito Civil (ESA-OAB). Responsável pela coordenação e acompanhamento da carteira de cobrança da Karpat Sociedade de Advogados.

Thiago Natalio

Advogado sócio na Empresa Natalio de Souza Advogados, Pós-Graduado em Direito Imobiliário, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito e Graduado na Universidade São Judas Tadeu (2009). Colunista do Jornal do Síndico, Revista Direcional Condomínios, Jornal Fato Jurídico entre outras mídias e Palestrante da Unisíndico. Membro Efetivo das Comissões de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB, OAB visita a Faculdade, Jovem Advogado, Direito Urbanístico e Imobiliário.

Lessiene M. dos S. Sardinha

Graduada em Direito pela FIB - Faculdades Integradas da Bahia, Pós-Graduanda em Direito Processual Civil pela Universidade Salvador-UNIFACS, Especialista em Direito Imobiliário, Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Salvador, advogada atuante nas áreas de Direito Imobiliário, Direto Condominial, Direito Cível e Direito do Consumidor, diretora da empresa Supremo Cobrança e Recuperação de Crédito, Membro do Instituto Baiano de Direito Imobiliário, Consultora Jurídica do programa Cadê o Síndico da Rádio Metrópole FM, colunista da revista Cadê o Síndico.

André Luiz Junqueira

Advogado com mais de 10 anos de experiência e autor do livro “Condomínios – Direitos & Deveres”. Pós-graduado em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Certificado em Negotiation and Leadership pela Harvard Law School (HLS). Professor convidado da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RJ, SECOVIRio, ABADI, ABAMI e Gábor RH (SP). Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ. Membro da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI). Colunista do site SindicoNet e Universo Condomínio.

Maicon Puliese

Síndico Profissional, Gerente de Condomínios – Ápice Administração de Condomínios S/S. Atua na área de gestão a 7 anos mas com condomínios somente a 3 anos.

Priscilla Bitar D'Onofrio

Advogada, especialista em direito imobiliário (UniFMU) e pós graduada em direito processual do trabalho e direito do trabalho (UniFMU), Diretora e responsável pela área de Consultoria da Conecta Síndicos, atuante na área condominial desde 2004, Sindica Profissional com certificação, autora de artigos sobre temas diversos, ministrou palestras sobre os cuidados na terceirização.

Voltar ao Topo
LiveZilla Live Chat Software

Universo condomínio premium

Por apenas

49,90

Acesso ilimitado ao Portal Universo Condomínio

Assinatura da Revista Universo Condomínio
(6 edições ao ano)

Anúncio gratuito da sua empresa na Revista

Participação na sessão “Chama o Síndico!”

Anúncio gratuito no Anuário de Síndicos Profissionais 2018

ASSINE AGORA