Home / Administração / Como é o dia a dia de um síndico?

Como é o dia a dia de um síndico?

administradora-substitui-sindico

Fomos conversar com Djerson Pinheiro da Costa Junior*, mais conhecido como Pinheiro, Síndico do Condomínio Residencial Amazonas e do Residencial The Brigde, e que nos contou um pouco de como começou sua carreira como síndico e sua profissionalização, além de falar sobre os desafios do seu dia a dia como síndico. 

 

  1. Como começou o seu interesse pela sindicância?

O meu interesse em ser Síndico, iniciou a muito tempo revisando contas e não concordando com que acontecia no prédio onde já tinha como moradia, mas infelizmente existia um monopólio de antigos gestores que por sua vez usava de má fé , utilizando de procurações de um grupo grande que obtinha cerca de 15 aptos. que é do grupo Soyama e com isso tudo que se levava para aprovação era vetado, junto com valores de obras que nunca se via e desequilíbrio nas contas chegando ao ponto de ficar negativa, e conforme Atas anteriores pegar dinheiro emprestado com Administradora para pagar nossas contas, sem mencionar o fato de nos últimos anos dar entre 2 a 3 aumentos na cota para tentar suprir os erros do passado. Como a cerca de 15 anos eu já Administrava Empresas de amigos justamente para dar equilíbrio e com isso demonstrar meu potencial, além de ter sido Auditor (terceirizado pela C.E.F) e trabalhado junto a Delegados da Policia Civil, onde fui nomeado Assessor da Presidência do SINDPESP no final de 2008, e em seguida preparei Campanha de Deputado Federal, coisa que no passado já havia feito outras para vereância e deputado Estadual também.

  1. Há quanto tempo o senhor é síndico? (Quanto tempo como síndico morador e quanto tempo no ramo da sindicância profissional)

Estou no meu 4 Mandato, com isso nos últimos 2 anos com as maiores aprovações que já existiu dentro de nosso Condomínio, antigamente tínhamos votações de média 18 a 22 pessoas, sendo que desse número usava-se cerca de 15 cartas, mas em minha gestão também se usa carta,mas com uma diferença elas são levadas até minha pessoa, sou procurado para não deixar de ser o Síndico em média 6 meses antes até da eleição e no penúltimo ano ganhei de 44 X 0 e agora neste último foi de 50 X 0, acredito que não sou bom Síndico, mas estou estudando e conquistando meu caminho através de transparência, envolvimento com o morador, tenho um canal simples onde eles tem a liberdade de colocar suas idéias e com isso agendo dias específicos até para que possam serem ouvidos por mim e com isso sempre dando a devida atenção. Sou Síndico morador desde Março de 2013, e tão logo fui vendo os resultados fui me aperfeiçoar e fiz o curso para ser Síndico Profissional, até porque é um mercado gigante e só cresce também acho que vale a pena sempre buscar o auto conhecimento, algumas vezes marco café ou até reuniões com outros Síndicos pois como fiz junto ao meu grupo de Subs e Conselheiros um trabalho que já foi reconhecido por outros já fui convidado a Palestras em outros Condomínios e nesse trabalho de Sindicância fui levado a 2 outros prédios e acabei destituindo Síndicos que não trabalhavam de acordo com o que prevê no C.C., Convenção e R.I (são essas nossas obrigações a serem cumpridas)

 

168141_100172423390298_583315_n

  1. Quais as principais diferenças (vantagens e desvantagens) que você viu ao ser um síndico morador e agora como síndico profissional?

A única vantagem em ser Síndico onde moramos é que mantemos os nossos bons amigos sempre ao nosso lado e com esse sincero apoio nos fortalecemos e não nos abatemos, mas é claro que sempre tem aquele que nos tira a vontade em continuar e também de fazer, mas não se pode deixar abater por meia dúzia de gato pingado, afinal o bem sempre vence o mau! Mas agora com empreendimento que não me obriga morar é bem melhor, pois a carga horária é livre, resolve-se os problemas, se faz cumprir tudo e não temos obrigações de ficar ouvindo besteiras que por muitas das vezes nos abala o emocional, mas mesmo assim nunca deixo de atender as pessoas para saber o que desejam ter em seu Condomínio.

  1. Como está o mercado voltado para a sindicância profissional? Há muitas oportunidades? Qual a tendência?

O mercado segundo os especialistas esta em alta nessa área da Sindicância Profissional,mesmo porque ouvi dizer que a maioria de Síndicos que começaram como Síndicos moradores estão procurando bons cursos e muitos prédios estão deixando de querer Síndicos moradores até porque não surge efeito e não se tem pulso firme para fazer cumprir o R.I, aquela historinha de fulano é meu amigo e o outro é meu compadre por este motivo não faz cumprir regras em muitas das vezes básicas. Quanto as oportunidades, ao meu ver acredito que essa precisamos sempre estudar, ficar atualizados no quesito Síndico, buscar bons relacionamentos sejam eles terceirizadas, Administradoras,Advogados, e principalmente Construtoras pois é por elas que tudo começa desde o primeiro saco de cimento e areia. Ouvi dizer até no SPTV a cerca de 20 ou mais dias que a tendência é de um crescimento nos próximos 3 anos de cerca de 10.000 empreendimentos no geral, isso significa se ficarmos parados perderemos as boas oportunidades, claro que nesse meio existe os bons e os que não são tão bons assim, mas cada um tem que se valer de si próprio provando sempre o seu potencial.

  1. Quais são as principais dificuldades que você encontra no seu dia a dia?

Sinceramente falando nunca vejo dificuldade em nada, acredito em meu potencial e busco sempre conhecimento, aliás conhecimento nunca é de mais e sempre que posso tenho humildade suficiente para perguntar a outro colega caso necessite e também tenho o costume de passar tudo que sei aos demais, não vale a pena guardar informação afinal ajudar é um fator de sempre sermos lembrados em alguma oportunidade futura.

  1. Se você pudesse dar algumas dicas de como gerir bem um condomínio, fugindo de conflitos, inadimplência, etc.), quais seriam?

Um bom planejamento, uma boa equipe de Conselheiros e Subs, sem esquecer de mencionar uma Administradora com competência no mercado que possa por sua vez tirar parte do peso de suas costas, procurar ter tudo scaneado como eu mesmo fácil até para que se encontre com maior rapidez e o principal sempre zelar,cuidar e deixar o Condomínio em que você é o gestor como se fosse sua própria casa, pois se não queremos itens errados e em desacordo em nosso lar, porque então deixaremos em desacordo ao lar dos outros.

*Djerson Pinheiro da Costa Junior – Síndico Profissional – Contatos: (11) 99820-0259/ jpsindico@gmail.com

Rodrigo Karpat

Advogado militante e palestrante na área cível há mais de 10 anos, Dr. Rodrigo Karpat é sócio no escritório Karpat Sociedade de Advogados e referência em direito imobiliário e questões condominiais. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Pontifica Universidade Católica (PUC/SP), tem cursos complementares de Direito Imobiliário pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Direito Imobiliário e Registral pela Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Além disso, foi membro da Comissão de ética e Julgamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-SP) por seis anos, além de ser palestrante pelo CRECI-SP e também professor do Curso de Síndico Profissional da Gabor RH; colunista do site Síndico Net e do Jornal Folha do Síndico e consultor da Rádio Justiça de Brasília e da OK FM. Apresentador do programa Vida em Condomínio da TV CRECI.

Ricardo Karpat

Diretor da Gábor RH. Especialista em Recursos Humanos. Formado em Administração de Empresas pela FAAP e Pós Graduado em Marketing pela Universidade Mackenzie. Colunista do site "Catho" e do Jornal "Folha do Síndico". Colunista do programa de Rádio Meia Hora com o Dr. Condomínio / Brasília. Frequentes entrevistas para TV Globo, Site Uol e Jornal Diário de São Paulo.

Gabriel Karpat

Formado em economia pela PUC/SP e em Mediação e Arbitragem - FGV. Membro da Junta Conciliação (CRECI). Coordenador do Curso Sindico Profissional (Gábor RH) e Professor do Curso de Síndico (SindicoNet). Diretor da GK Administração de Bens Ltda. e Consultor de Condomínios do Site SindicoNet. Autor do Manual Prático do Síndico (Ed. Hemus), Condomínios - Orientação e Prática (Ed.Forense), 3ª Gestão Condominial (em andamento), além de ser articulista de diversos veículos.

Cristiano de Souza Oliveira

Advogado, Consultor Jurídico há mais de 18 anos. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo/SP, Mestrando em "Resolución de Conflictos y Mediación" (Resolução de Conflitos e Mediação), possuindo vários cursos de formação profissionalizante na área jurídica. Membro associado da Associação dos Advogados de São Paulo - Atualmente, possui como foco principal de suas atividades, o Direito Condominial e Civil, sendo consultor jurídico de vários condomínios e administradoras de condomínios, autor do livro "SOU SÍNDICO, E AGORA? Reflexões sobre o Código Civil e a Vida Condominial em 11 lições " editado pelo Grupo Direcional. é colunista de diversos órgãos da mídia especializada, destacando: Revista e Site Direcional Condomínios, Site Sindiconet e Site Condomínio em Foco, tendo recebido em 2008 Menção Honrosa no 2°. Premio ABRACOPEL de Jornalismo - "Segurança nas Instalações Elétricas" pela coluna que assinava no site do Programa Casa Segura, intitulada "Reflexões de um Síndico no Condomínio Edilício". Ministra cursos, palestras, seminários e conferências sobre o tema Condomínio.

Alfredo Pasanisi

Especialista em direito imobiliário e cobrança judicial e extrajudicial. Graduado em direito pela USP e pós-graduado em direito imobiliário pela EPD - Escola Paulista de Direito. Professor e síndico profissional, além de ser Coordenador Jurídico do escritório Karpat Sociedade de Advogados.

Alexandre Marques

Advogado militante na área Condominial; Pós-Graduado em Processo Civil pela PUC-SP; Especializado em Direito Imobiliário pelo UniFMU; Especializado em Processo Civil pela ESA/OAB/SP; Conferencista do curso de Pós-Graduação em Direito Imobiliário na Faculdade 2 de Julho (Salvador) e Diretor de Ensino da Assosíndicos (Associação de Síndicos de Condomínios Residenciais e Comerciais do Estado de São Paulo), Monitor do Instituto Pró-Síndico, Coautor do Audiolivro: "Tudo o que você precisa ouvir sobre Locação" (Editora Saraiva) e Autor do livro: "Legislação Condominial, uma abordagem prática" (Editora Educamais, Prelo), Coautor do livro "Aspectos Disciplinares de ética no Exercício da Advocacia" (Editora Letras Jurídicas, 2ª Edição, 2015/6), Colunista do sites especializados "Sindiconet" e "Licitamais", revista "Cadê o Síndico?" (Salvador/BA), articulistas de vários meios de mídia como a o programa "Metrópole Imobiliário" da Rádio Metrópole FM (Salvador/Bahia); "Edifício Legal" da rádio CBN-RO e "A hora do povo" da rádio Capital-SP, Sócio da Alexandre Marques Sociedade de Advogados.

Aldo Junior

Conteúdo em aguardo.

Inaldo Dantas

Advogado, com larga experiência na área condominial onde atua desde o ano de 1987, é Presidente do Secovi-PB, jornalista, membro titular da Câmara Brasileira do Comércio e Serviços Imobiliários da Confederação Nacional do Comércio (CBCSI-CNC - Brasília-DF), editor e fundador da Revista Condomínio, coordenador do PROJETO CONDOMÍNIO CIDADÃO. Participa frequentemente do Bom Dia Pernambuco-Rede Globo como advogado convidado, colunista dos portais Sindiconet e Sindiconews (São Paulo), do Jornal Correio da Paraíba, do Jornal Sindiconews (São Paulo), apresentador do programa TV CONDOMÍNIO (TV MASTER), organizador da FESINDICO: FEIRA DE CONDOMÍNIOS DO NORDESTE (7ª. Edição em 2015 no Centro de Convenções de Pernambuco), autor do Livro Prático do Síndico (Ed. Santa Luiza 20ª. edição), autor do Livro O Condomínio ao Alcance de Todos (Ed. Santa Luiza), e palestrante na área.

Marcelo Alves

Atua desde 94 em Condomínio. Formado em economia pela UNIP, Bacharel em Direito; Certificado de Síndico Profissional RH Gabor 2015 (Módulo I e II); Palestrante e articulista em diversos veículos da mídia. Implementou diversos casos de sucesso para condomínio, com o intuito de reduzir gastos e promover melhorias.

Marcelo Fonseca

Graduado em Direito (FMU) e pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-SP. Com extensão nos cursos de Direito Imobiliária (AASP) e Direito Civil (ESA-OAB). Responsável pela coordenação e acompanhamento da carteira de cobrança da Karpat Sociedade de Advogados.

Thiago Natalio

Advogado sócio na Empresa Natalio de Souza Advogados, Pós-Graduado em Direito Imobiliário, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Escola Paulista de Direito e Graduado na Universidade São Judas Tadeu (2009). Colunista do Jornal do Síndico, Revista Direcional Condomínios, Jornal Fato Jurídico entre outras mídias e Palestrante da Unisíndico. Membro Efetivo das Comissões de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB, OAB visita a Faculdade, Jovem Advogado, Direito Urbanístico e Imobiliário.

Lessiene Maria dos Santos

Graduada em Direito pela FIB - Faculdades Integradas da Bahia, Pós-Graduanda pela Universidade Salvador-UNIFACS em Direito Processual Civil, Especialista em Direito Imobiliário, Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Salvador, sob o nº 31.012, Diretora da empresa Supremo Cobrança e Recuperação de Crédito, Membro do Instituto Baiano de Direito Imobiliário, Consultora Jurídica do programa de rádio e da revista Cadê o Síndico.

André Luiz Junqueira

Advogado com mais de 10 anos de experiência e autor do livro “Condomínios – Direitos & Deveres”. Pós-graduado em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Certificado em Negotiation and Leadership pela Harvard Law School (HLS). Professor convidado da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RJ, SECOVIRio, ABADI, ABAMI e Gábor RH (SP). Membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/RJ. Membro da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário (ABAMI). Colunista do site SindicoNet e Universo Condomínio.

Voltar ao Topo
LiveZilla Live Chat Software